Após dias de reflexão, termina em Campina Grande encontros religiosos e filosóficos realizados no período do carnaval


Em 13/02/2018

 



Após dias de reflexões, pregações, Missas, Cultos, louvor e música, termina nesta terça-feira os encontros religiosos e filosóficos realizados em Campina Grande no período do carnaval. Mais uma vez a cidade se transformou em uma espécie de “Meca Nordestina” com a realização dos eventos.

 

Longe da folia, do frevo e das praias, milhares de pessoas de diversos estados do Brasil, optaram pela reflexão, e pela busca pela paz e pela tranquilidade no período de momo.A programação do Carnaval da Paz começou  na última quinta-feira, 08, em Campina Grande, com oito eventos religiosos e filosóficos, atraindo milhares de pessoas para a cidade.

 

Pelo menos uatro deles,  atraíram um público superior a 150 mil pessoas. O maior deles, é o Consciência Cristã seguido do Crescer, o encontro da família católica campinense, a Nova Consciência e Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep).

 

Em sua 20º edição, e com o tema "Edificados Sobre a Rocha",o Encontro da Consciência Cristã, mais uma vez foi um sucesso de público  no Parque do Povo, onde uma grande estrutura foi montada para receber cerca de 90 mil pessoas durante os seis dias de evento.

 

No penúltimo dia do evento, os pastores Jorge Noda (CG), José Bernardo (SP) e Joel Beeke, dos Estados Unidos foram os palestrantes das plenárias matinais, À noite, no intervalo das duas plenárias, houve o lançamento do 21º Encontro Para a Consciência Cristã, a exemplo de datas, palestrantes e tema do evento.

 

Segundo o pastor Eude Faber, organizador do evento, este ano, o Consciência Cristã mas uma vez superou a expectativa com grande número de pessoas. Ele destacou a qualidade das palestras e dos eventos paralelos realizados durante os cinco dias de encontro.

 

Nascido em 1999, no Antigo Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, a Consciência Cristã chega a maturidade, como o maior evento cristão, realizado no Brasil no período do carnaval.


 

Em 20 anos, o evento saiu de um público circulante de duas mil pessoas em seu princípio para cerca de 100 mil pessoas em seis dias, conforme registros das edições recentes.

 

A Consciência Cristã, segundo o seu organizador, o pastor Euder Faber, se destaca turisticamente e economicamente por causa da grande participação do povo campinense e do grande número de turistas, advindo de várias partes do Brasil e até do exterior, uma conquista pautada na qualidade do evento cuja estrutura física e a seleção dos temas e dos expositores da Palavra de Deus é organizada durante todo o ano.

 

O Crescer, batizado de Encontro da Família Católica, chegou a 21ª edição, revigorado. O evento vai acontecer na casa de shows Spazzio, no bairro do Catolé, será encerrado hoje a tarde com a Missa presidida pelo bispo diocesano dom Dulcénio Fontes de Matos.

 

Entre os pregadores destaques para o Padre Rodrigo Pereira (Diocese de Osasco - SP), Cassiano Meirelles da Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista - SP), Tiba Camargo também da Comunidade Canção Nova e Ítalo Fasanella da Comunidade Sagrada Família de São Paulo, além de padres e pregadores locais.

 

Durante a realização do 21º Crescer, de forma paralela, aconteceu a quarta edição da ExpoFamília, nas dependências da casa de shows Spazzio. A ExpoFamília é uma feira de artigos religiosos e para a família e é formada por estandes de livrarias católicas, lojas de artigos, além de diversos produtos e serviços para a família e para o lar.

 

 – Para nós, o Crescer é sempre uma alegria e uma oportunidade de poder refletir sobre a família nos dias de hoje. A maior novidade é a ampliação da praça de alimentação e também a implantação de um grande auditório, climatizado, para palestras de formação com temas específicos, paralelos ao Crescer. Temos espaços também para as crianças. A temática do encontro fala sobre a necessidade das famílias em ter, por parte de Deus, uma nova unção, destacou o coordenador do evento, Gustavo Lucena.

 

Em três dias de realização, o Crescer também teve uma programação de shows musicais religiosos, adorações e pregações com representantes de arquidioceses de outros estados e da comunidade católica Canção Nova. Segundo o organizador do evento Gustavo Lucena, este ano, o evento ficou acima da expectativa. Mais de 45 mil pessoas participaram do Encontro católico.

 

 

O mais antigo encontro religioso de Campina Grande, o Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep), também será encerrado nesta terça-feira (13).

O MIEP que faz parte do calendário anual de eventos religiosos realizado na cidade, chegou a à 45ª edição, e este ano foi realizado no Garden Hotel.

 

Com o tema “Terra, planeta amor”, o Miep deste ano conta com mesas redondas, palestras e debates. Entretanto, apenas alguns momentos do Miep são abertos gratuitamente ao público e este é o único evento religioso de Campina Grande que cobra taxa de inscrição.

 

Entre os palestrantes escolhidos para este ano destaques para conferencistas espíritas, expositores e escritores como Denise Lino de Araúo, Rossandro Klinjey, Frederico Menezes, Severino Celestino da Silva, Alberto Almeida, Décio Iandoli, Cosme Masse, Carlos Roberto, Carlos Vereza, Oscar de Lira, Carlos Villarraga e Andrei Moreira.

 

O MIEP é um evento autofinanciado, não recebendo apoio do poder público.

 

– Continuamos sem o apoio financeiro do poder público e é uma opção do próprio movimento espírita. A convite da Prefeitura, nós adotamos apenas a marca do Carnaval da Paz. Aguardamos cerca de mil inscritos e um público circulante de três mil e quinhentas pessoas, já que as palestras noturnas são abertas ao público – comentou Denis Medeiros, coordenador de comunicação do evento.

 

Ecumenismo e tolerância - Em sua 27ª edição, o Encontro da Nova Consciência começa nesta sexta-feira (9), no Sesc Centro. O evento tradicional promove a diversidade religiosa, a cultura de paz, a preservação do meio ambiente e o respeito às diferenças.

 

Este ano, o tema principal é “Globalização em desencanto”. A abertura do evento conta com as palestras “Encantos & Desencantos: o caso da Globalização” e “Espiritualidade holística” proferidas respectivamente por Edmundo Gaudêncio (médico e professor) e Dom Marcelo Barros (Monge Beneditino). A programação acontece até 13 de fevereiro.

 

Logos após as palestras, tem início a Mostra de Música com shows de Sound Preto, Coco Tirinete e DJ Kylt. Os shows acontecem na Praça do Viaduto, em frente ao Sesc Centro.

 

Além das palestras e shows, a programação do Encontro da Nova Consciência ainda tem uma feira esotérica com venda de incensos, cristais, roupas indianas, entre outros; uma feira de livros com a presença de livrarias, editoras e revistas especializadas; e lançamento de livros.

 

O Encontro para a Nova Consciência, nasceu no Teatro Municipal Campina Grande, há 27 anos, com a proposta de congregar as diferentes correntes religiosas, filosóficas e científicas.

 

FONTE: PB AGORA


Rede Primeiro Minuto
©2016 - Todos os direitos reservados