Semas realiza 1º Ação Social do CREAS I


Em 07/03/2018

 



O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS I), realizou na manhã de terça-feira, 06, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a 1º Ação Social com o tema Embelezando sua Autoestima.

 

Foram oferecidos, na ação social, palestras e oficinas sobre a dinâmica do trabalho realizado pelo CREAS I e vínculos familiares, além dos serviços de corte de cabelo, escova, manicure, limpeza de pele, design de sobrancelha, oficina de chocolate e um brechó para as famílias dos jovens que são acompanhados pela unidade.

 

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS I) é responsável pelo acompanhamento das medidas socioeducativas de jovens entre 14 e 21 anos de idade, encaminhados pela Vara da Criança e do Adolescente do município de Campina Grande, tanto em prestação de serviço à comunidade (PSC), como de liberdade assistida.

 

Segundo Andreza Ciliata, coordenadora da unidade, o CREAS I presta o serviço de apoio, orientação e acompanhamento às famílias, direcionando para a promoção de direitos e fortalecimento dos vínculos familiares.

 

“O intuito dessa 1º Ação Social – Embelezando sua Autoestima é oferecer aos familiares desses jovens um serviço que muitas vezes eles não têm acesso, fortalecendo os vínculos familiares uma vez rompidos através da autoestima”, explicou Andreza Ciliata.

 

O CREAS I conta com uma equipe multidisplinar, que desenvolvem Grupos Focal semanalmente, acompanhados por psicólogos, educadores e oficineiros. Também realizam trabalhos pedagógicos de ressocialização, acompanham as unidades cujos jovens prestam serviço à comunidade, como o acompanhamento domiciliar para com as famílias.

 

Josenilda Ferreira, mãe de uma jovem que faz acompanhamento na unidade, relatou que eventos como este, oferecido pelo CREAS, são gratificantes, principalmente porque já é possível identificar mudanças no comportamento da filha. “É maravilhoso ver minha filha deixando de ir pra rua, não cheirar mais tiner, participar do Grupo Focal e ser acompanhada pelo CAPS”, relatou Josenilda.

 

Atualmente 25 jovens, socioeducandos, participam dos atividades desenvolvidas pelo CREAS I. São medidas aplicadas a adolescentes autores de atos infracionais e estão prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) (art. 112). A secretária municipal de Assistência Social, Eva Gouveia, entregou, no término da ação social, certificados para os parceiros responsáveis pelos serviços ofertados durante a ação.

 

FONTE: CODECOM


Rede Primeiro Minuto
©2016 - Todos os direitos reservados