Você sabe qual o objeto de estudo da Psicopedagogia? Vamos conhecer um pouco.


Em 28/10/2016

 



Inicialmente, podemos afirmar que a Psicopedagogia tem um caráter interdisciplinar, ou seja, busca conhecimentos em outros campos, mas cria o seu próprio objeto de estudo. Desse modo, essa área de estudos não se restringe meramente como aplicação da psicologia à pedagogia, mas recorre à outros campos para delimitar seu objeto de estudo.

 

A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, e surgiu de uma necessidade: os problemas de aprendizagem, colocados num território pouco explorado, situados além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia.

 

Esta área de estudos tem diversos e diferentes fatores nos quais se pauta para tentar explicar certos bloqueios no processo de aprendizagem, passando a assumir uma tarefa mais abrangente, cuja finalidade é a investigação sobre a origem da dificuldade, bem como a compreensão de seu processamento, considerando todas as variáveis que nela influenciam.

 

Assim, a tarefa da Psicopedagogia e, mais especificamente do psicopedagogo, consiste em traçar uma linha de trabalho, formas de ação e investigação, com o objetivo de identificar as possíveis defasagens no processo de aprendizagem.

 

Segundo Bossa (2007, p. 25) “a psicopedagogia trabalha com uma concepção de aprendizagem segundo a qual participa desse processo um equipamento biológico com disposições afetivas e intelectuais que interferem na forma de relação do sujeito com o meio, sendo que essas disposições influenciam e são influenciadas pelas condições socioculturais do sujeito e do seu meio”.

 

Neste sentido, cabe ao psicopedagogo saber como se constitui o sujeito, como este se transforma em suas diversas etapas da vida, quais os recursos de conhecimento de que ele dispõe e o modo pelo qual produz conhecimento e aprende. Além disso, é imprescindível que o psicopedagogo saiba o que é ensinar e aprender, como interferem os sistemas e métodos educativos, os problemas estruturais que afetam no surgimento dos transtornos de aprendizagem e no processo escolar.

 

KELLY ROMANY

* PEDAGOGA PELA UFCG

* ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA PELA FIP

* GRADUANDA EM SERVIÇO SOCIAL


Rede Primeiro Minuto
©2016 - Todos os direitos reservados