Rede Primeiro Minuto
Sábado, 19 de Junho de 2021 00:38
83 98170-6053
Paraíba EDUCAÇÃO

Escola Municipal promove encontro sobre segurança digital para pais e alunos

De forma remota, especialista orientou crianças, adolescentes e famílias, sobre uso seguro da web.

09/06/2021 15h15 Atualizada há 1 semana
Por: Da Redação Fonte: Codecom/CG
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Escola Municipal Deputado Rômulo Gouveia, localizada no Complexo Aluízio Campos, promoveu, na noite desta terça-feira, 8, uma palestra sobre segurança digital, direcionada a pais e alunos. A palestra foi realizada pela especialista em Educação e Segurança Digital, Gabriella Borges, com mediação dos professores Fabrício Lima e Janaína Lucena; e da gestora escolar, Ana Cely. Desde março de 2020, as escolas da rede municipal funcionam em sistema de ensino exclusivamente remoto.

Entre os assuntos abordados, Gabriella Borges falou sobre a importância do papel dos adultos responsáveis, no uso seguro da internet pelas crianças e adolescentes. “As crianças e os mais jovens estão desprotegidos na internet. E isso é problema nosso, enquanto sociedade, enquanto escola, enquanto adultos responsáveis por essas crianças e adolescentes. A grande maioria dos adultos acha que não têm habilidade, mas as tecnologias hoje são criadas para serem intuitivas. Quem é mais jovem e não tem medo pode ser mais hábil no teclado e nas telas, mas não têm maturidade ou grande capacidade crítica de reconhecer o perigo”, observou a especialista.

Ainda segundo a palestrante, as “fake news” são um grande problema, principalmente para o público com pouca capacidade de diferenciar fato de opinião. “Uma pesquisa realizada com estudantes brasileiros mostrou, recentemente, que mais da metade dos adolescentes não sabe diferenciar fato de opinião. São tantas notícias falsas na internet, que está difícil para os usuários reconhecerem o que é verdade e o que não é. Então nós já temos agências de checagem com processos próprios para identificar se as notícias são verdadeiras ou falsas e verificam notícias que se tornam ‘virais’. Se os jovens não conseguem reconhecer notícias falsas é porque os adultos também replicam no cotidiano”, lembrou Gabriella Borges.

De acordo com a gestora da escola, Ana Cely, o tema proposto contextualiza o momento em que pais e alunos vivem com as aulas remotas e foi essencial para orientar as famílias quanto aos cuidados que devem ter para se proteger dos perigos na internet. “Sempre promovemos encontros virtuais com as temáticas que estamos trabalhando no momento para envolver também as famílias. Nossa assistente social conheceu o trabalho de Gabriella através das redes sociais e realizamos esse momento. Uma temática muito bem elaborada e pertinente aos dias que estamos vivendo. Ela deu dicas e conselhos para as famílias agirem no enfrentamento de problemas como cyberbullying, pedofilia na internet e outros perigos que a internet traz”, avaliou.

É possível rever a palestra, através do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xIZjIvW6My0

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias