Rede Primeiro Minuto
Terça, 03 de Agosto de 2021 14:38
83 98170-6053
Paraíba PANDEMIA

Secretário confirma caso de variante Alpha da Covid-19 na Paraíba

Trata-se de um jovem de 19 anos, do sexo masculino, residente em João Pessoa, sem histórico de viagem, com sintomas em 23 de março e com evolução para a cura total da doença.

15/06/2021 19h38 Atualizada há 2 meses
Por: Da Redação Fonte: Secom-PB
Foto: Revista Consulta
Foto: Revista Consulta

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a circulação na Paraíba da variante Alpha B.1.1.7, oriunda do Reino Unido. A afirmação veio após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral, dentro da rotina de enfrentamento da pandemia e monitoramento da doença no estado. De acordo com a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, apenas uma pessoa foi identificada com a variante até o momento. Trata-se de um jovem de 19 anos, do sexo masculino, residente em João Pessoa, sem histórico de viagem, com sintomas em 23 de março e com evolução para a cura total da doença.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, declarou que a variante tem uma capacidade de propagação maior, chegando a ser 60% maior que a variante identificada na cidade de Manaus, e alertou que a circulação pode causar impacto na ocupação de leitos na rede de saúde do estado.

“Como se trata de uma variante com uma capacidade de transmissibilidade e propagação maior do que as demais, a tendência é haver um maior número de paraibanos e paraibanas que adoeçam da covid-19, e consequentemente necessitem de leitos hospitalares”, disse Medeiros.

Segundo o secretário, a SES, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/PB), da Gerência Executiva Vigilância em Saúde, do Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (Lavimap) da Escola Técnica de Saúde da UFPB, está executando o monitoramento de amostras que fazem parte hoje da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para Vigilância em Saúde. Ele explica que os resultados de exames com alta carga viral são enviados para a Fiocruz-RJ para a realização do sequenciamento genético e assim a identificação das variantes em circulação no território.

Medidas de prevenção

O secretário Geraldo Medeiros chama a atenção para a continuidade da aplicação de medidas de prevenção para conter a disseminação do coronavírus e suas variantes em circulação, e destaca que a população tem um papel essencial neste combate.

“É de fundamental importância o uso contínuo das máscaras e das medidas de proteção individual, além da vacinação de todos os paraibanos contra o vírus, em tempo oportuno, sempre que forem convocados de acordo com o público. A população também precisa fazer a sua parte no combate ao vírus”, pontua.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias