Rede Primeiro Minuto
Sábado, 18 de Setembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Campina Grande - PB

Paraíba CAMPINA GRANDE

UPAs recebem equipamentos de hemodiálise para atendimento a pacientes com problemas renais

No mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde já havia equipado o Hospital Municipal Dr. Edgley com cinco novas máquinas de hemodiálise, que ampliaram a capacidade de tratamento em até 30 pacientes mensalmente.

29/07/2021 às 07h53 Atualizada em 02/08/2021 às 11h02
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

A Secretaria de Saúde de Campina Grande equipou as Unidades de Pronto Atendimento do Município com equipamentos de hemodiálise para o atendimento a pacientes com problemas renais que precisam desse suporte. A UPA 24h Dr. Maia, no Alto Branco, e a UPA 24h Dr. Adhemar Dantas, na Dinamérica, receberam uma máquina cada uma. 

O equipamento serve tanto para atender pacientes que já tinham problemas, quanto pacientes que apresentam a insuficiência renal após o diagnóstico na própria unidade. O investimento foi de cerca de R$ 100 mil e os casos de pacientes mais graves serão acompanhados por nefrologistas. 

“Alguns pacientes que chegavam na UPA por outros problemas eram atendidos, mas não tinham como seguir com o tratamento aqui após a descoberta de uma insuficiência renal. E com a vinda desses equipamentos favorece o atendimento porque antes eles precisam sair das unidades para fazer a diálise e hoje eles já iniciam o tratamento na própria UPA e o paciente, mesmo saindo para tratamento em outra unidade, ele já vai com a função renal menos comprometida”, disse o diretor da UPA do Alto Branco, Dr. Luciano Túlio. 

O médico ressaltou que a disponibilização desse equipamento pode salvar vidas. “Alguns pacientes ficam durante um período na UPA com outras patologias e precisam da hemodiálise e é importante porque o paciente renal descompensa rapidamente, ou seja, pode apresentar piora clínica rapidamente, se agrava a ponto de se submeter a UTI”, disse. 

No mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde já havia equipado o Hospital Municipal Dr. Edgley com cinco novas máquinas de hemodiálise, que ampliaram a capacidade de tratamento em até 30 pacientes mensalmente. Por mês, o Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel realiza procedimento de hemodiálise em cerca de 140 pessoas. 

Fonte: Codecom/CG 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias