Rede Primeiro Minuto
Sábado, 18 de Setembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Campina Grande - PB

Política CAMPINA GRANDE

Vereadores debatem problemas da saúde na sessão desta terça-feira

A sessão híbrida contou com a participação de 17 parlamentares.

01/09/2021 às 10h01 Atualizada em 02/09/2021 às 17h55
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Josenildo Costa/CMCG
Foto: Josenildo Costa/CMCG

A vereadora Valéria Aragão (PTB) presidiu a 78ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande em formato híbrido, na manhã desta terça-feira (31), com a participação de 17 vereadores, que aprovaram 11 Atas e debateram os problemas relacionados à saúde na cidade. A leitura do expediente e justificativa de ausência foi feita pelo vereador Waldeny Santana (DEM).

PEQUENO EXPEDIENTE

O vereador Waldeny Santana (DEM) abriu o pequeno expediente falando a respeito do recolhimento de Impostos em Campina Grande, que pudesse ser parcelado e no Cartão de Crédito, facilitando a vida do devedor e garantindo receita do município. Ele continua solicitando a remoção do Cadastro Único para a Feira das Malvinas.

O vereador Rostand Paraíba (PP) voltou a falar a respeito do esporte amador na cidade e do seu pedido ao prefeito Bruno Cunha Lima, para a construção de uma Arena Municipal para o Amadorismo, com grama sintética, que poderia ser no campo da creche no Monte Castelo. Rostand, concluiu dizendo que esporte é lazer, esporte é saúde e reforçou o seu pedido de volta às aulas no município.

O vereador Anderson Almeida (PODE) voltou a falar sobre a saúde no município de Campina Grande, e da falta de regulação do Hospital João XXIII. Informou que recebeu reclamações da área da saúde e que vai visitar todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde e hospitais. Anderson recebeu informações de ausências, em unidades, do profissional de odontologia no seu quadro.

Alexandre Pereira (PSD) agradeceu ao vereador Anderson pela lembrança da pauta da saúde. No que diz respeito a falta de dentistas nas UBS, informou que o concurso foi feito para 50 vagas, dos 50 concursados restaram apenas 20 trabalhando, os demais pediram exoneração do cargo. Por conta do convênio Federal, no setor de Odontologia, eles têm uma carga horária definida a ser cumprida.

O vereador Waldeny Santana informou que visitou o ISEA, que é um hospital de portas abertas e atende a 189 municípios e pacientes de outros Estados. Ele esclareceu ainda que solicitou recursos para o ISEA aos 36 Deputados Estaduais, a 12 Federais e aos três senadores paraibanos e só recebeu resposta de duas pessoas. O problema é grande e assustador, e que a saúde necessita de recursos.

Anderson Almeida frisou que todos estão unidos para debater a situação da saúde em Campina Grande.

Após o encerramento do Pequeno Expediente, os vereadores aprovaram as 11 Atas por unanimidade.

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Rubens Nascimento (DEM) usou o grande expediente para fazer uma homenagem ao médico Rafael Rodrigues Holanda. Falou da sua amizade com o médico, de um grupo de amigos formado por 17 pessoas e que três foram vitimados pela Covid-19, entre eles, Fernando Soares e Rafael Holanda.

Rubens fez a leitura do último artigo do médico, publicado no Paraíba Online e parte da entrevista na Rádio com Lenildo Ferreira. Rubens solicitou um minuto de silêncio em sua homenagem.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL) parabenizou Rubens pela homenagem ao grande médico Rafael Holanda, contou um atendimento recebido e afirmou que ele semeou o bem e fez bem feito. Após o Minuto de Silêncio em memória póstuma ao Dr. Rafael Holanda, o vereador Alexandre Pereira (PSL) encerrou o Grande Expediente.

Ele falou de problemas na BR-230, perto do Café do Vento e os deputados federais e senadores não movem uma palha para a solução dos problemas. Se não fosse esta CASA entrar na luta pela transposição do São Francisco, nem água teríamos nas torneiras.

A vereadora Valéria Aragão encerrou a sessão ordinária, convidando os vereadores para a sessão desta quarta-feira, dia 1º de setembro, a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias