Rede Primeiro Minuto
Sábado, 18 de Setembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Campina Grande - PB

Paraíba VALORIZAÇÃO DA VIDA

Prefeitura de Campina Grande inicia campanha intersetorial Setembro Amarelo com ações de valorização da vida

Além das ações em saúde, várias iniciativas estão sendo desenvolvidas em toda a cidade, para promover uma atmosfera de reflexão sobre o assunto e conscientização da população.

02/09/2021 às 09h52 Atualizada em 03/09/2021 às 17h08
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das suas diversas Secretarias, iniciou nesta quarta-feira, 1, a campanha Setembro Amarelo, que chama a atenção da sociedade para a necessidade do cuidado com a saúde mental. O tema da campanha intersetorial no município este ano é Valorização da Vida. Além das ações em saúde, várias iniciativas estão sendo desenvolvidas em toda a cidade, para promover uma atmosfera de reflexão sobre o assunto e conscientização da população.

Dentre as primeiras atividades está a mobilização digital de todas as Secretarias. Os perfis públicos das instituições e pastas ligadas ao Município lançaram conteúdos padronizados sobre a temática, como o primeiro marco da campanha. A Coordenação de Comunicação buscou iniciar a mobilização pelo ambiente virtual, já que este vem sendo o centro das atividades humanas nos últimos tempos, sobretudo com a pandemia, e sendo também um espaço que potencializa os problemas psicológicos e os sofrimentos psíquicos para muitas pessoas.

Além dessa iniciativa, outra ação realizada é a iluminação de todos os principais prédios públicos da Prefeitura, com a cor amarela, no sentido de provocar uma intervenção urbana que desperte nos cidadãos a reflexão e a necessidade de se informar sobre o Setembro Amarelo.

Para além de todas essas ações simbólicas, a gestão municipal também prepara a entrega da ampliação do Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica do Catolé, na próxima sexta-feira, 3. O Ambulatório, inaugurado este ano, recebeu uma expansão na estrutura e ampliação de serviços, já que os atendimentos sofreram um aumento de mais de 120%, desde o início do ano.

Ainda dentro da programação, estão previstas diversas ações realizadas pelas Secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Obras, Ciência e Tecnologia, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), entre outras instituições parceiras, como universidades, hospitais privados e órgãos públicos da Justiça.

Haverá também uma grande ação de impacto social e intervenção urbana, no dia 10 de setembro, um dia D de ação pela vida. A programação ainda contará com o lançamento de um site oficial da campanha, momentos de musicalidade durante todo o mês, ações voltadas para os trabalhadores e plantão de escuta psicológica.

Programação geral do Município:

01 de setembro

Abertura – Postagens oficiais nas mídias sociais (CODECOM)

Ação de iluminação em prédios públicos (SECOB)

02 de setembro

Lançamento do Programa Vidas cuidando de vidas – Hospital da FAP

8h às 17h – Vídeos e rodas de conversas: ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio – CAPS II (SAÚDE)

Ação no CRAS – orientações na identificação de sofrimento psíquico na população vulnerável e encaminhamento para tratamento – CAPS I São José da Mata (SAÚDE)

Panfletagem – Centro de Convivência (SAÚDE)

03 de setembro

08h – Momento Saúde com os feirantes do Mercado Central (PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM)

15h – Entrega da ampliação do Ambulatório de Saúde Mental – Policlínica do Catolé (SAÚDE)

Roda de conversa (em sala de espera) nas terças e quintas com as psicólogas e demais profissionais da equipe sobre prevenção ao suicídio, o sentido da vida e valorização da vida – CAPS I Viva Gente (SAÚDE)

Roda de conversa (em sala de espera) nas terças e quintas com as psicólogas e demais profissionais da equipe sobre prevenção ao suicídio, o sentido da vida e sua valorização (CAPS I Intervenção Precoce)

06 de setembro

Pit Stop falando sobre o tema, divulgando a rede de atenção psicossocial – CAPS III

08 de setembro

10h – Lançamento site Setembro Amarelo Campina Grande (SECTI)

Palestra sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas: repercussões no adoecimento psíquico Dr. Luan Melo e Luana Meirelles – Projeto Viver vale a pena

09 de setembro

10h – Gincana Esportiva – Parque da Criança (CAPS AD III)

10h – Panfletagem na Feira Central (CAPS/STTP)

Exibição audiovisual – Centro de Convivência

10 de setembro

(Dia D): Ação pela vida (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE)

14 de setembro

Palestra sobre como ajudar alguém em crise? Manejo de situações críticas em saúde mental – Dr. Márcio Ubiratan e Ana Lúcia Trovão – Projeto Viver vale a pena

Realização de roda de conversa para alunos do oitavo e nono (8° e 9°) anos em parceria com a Uninassau (SEDUC)

9h – Palestra como identificar os sintomas de uma depressão CREAS 1 (SEMAS)

15 de setembro

Sessão Especial alusiva ao Setembro Amarelo – Câmara Municipal de Vereadores

16 de setembro

10h – Ação de Cuidado Integral – Parque da Criança (CAPS AD E PROGRAMA CAMPINA LIVRE DO FUMO)

10h – Apresentação Artística Livro Humano – Parque da Criança (SECULT)

18h30 – Evento Campina pela Vida / Formação do Fórum Permanente de discussões / Momento Musical (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE)

17 de setembro

Oficina integrativa com Adolescentes – Parque da Criança (CAPS I VIVA GENTE)

Ação de Danças Urbanas – Parque da Criança (SECULT)

Palestra Resiliência em tempos de adversidade para profissionais da Procuradoria-Geral do Município (PROCURADORIA E SAÚDE)

19 de setembro

Ação no Aluízio Campos (SEPLAN)

20 a 24 de setembro

Plantão de Escuta Psicológica – Secretaria de Saúde (SAÚDE)

21 de setembro

Encerramento do Festival de Artes Inclusivas (SEMAS E SECULT)

Palestra Aspectos clínicos da depressão em adolescentes: fatores de risco e proteção. Dra. Márcia Silva e Dra Livia Sales – Projeto Viver vale a pena

22 de setembro

Palestra: A vida é preciosa! Geraldo Batista – Psicóloga Armênia Pereira – CREAS II (SEMAS)

14h – Roda de Conversa com o público LGBTQIA+ sobre prevenção ao suicídio – sede da Coordenação LGBT – Rua Irineu Joffily – Centro (SEMAS)

23 de setembro

Panfletagem – Parque da Criança (CAPS AD E STTP)

Webinar: Os impactos do Home Office na Saúde Mental (SECTI)

Live para gestores, técnicos, professores, demais servidores e alunos, com socialização de vivências focando na temática: Valorização da Vida e relatos de experiências das ações realizadas nas Unidades Educacionais, mediadas pelos psicólogos (SEDUC)

9h – Palestra de Prevenção ao Suicídio e Cyberbullying – CREAS III (SEMAS)

23 e 24 de setembro

Mutirão de atendimento à população –Programa Consumo Consciente e demais ações – Estação Cidadania Malvinas (PROCON)

24 de setembro

10h – Projeto Árvore da Vida – Parque da Liberdade (SESUMA)

08h às 12h – Cuidando de quem cuida – Auditório do Conselho Municipal de Saúde (SAÚDE)

27 de setembro

Projeto Urbanismo Tático (SEPLAN)

Palestra A pandemia: seus lutos e dores. Professora Giselli Lucy e Prof. Edmundo Gaudêncio – Projeto Viver vale a pena

28 de setembro

10h – Inauguração da UBS Malvinas (SAÚDE)

29 de setembro

19h30 – Projeto PALIAR- Pessoas enlutadas e em enfrentamento do processo de luto – UFCG

30 de setembro

18h30 – Evento Viver – Encerramento da Campanha – Parque da Liberdade

Panfletagem em locais públicos (CAPS E STTP)

Encerramento com momento musical – Ambulatório de Saúde Mental

Resumo da programação específica da Secretaria de Saúde:

ISEA – Ações nas enfermarias do Alto Risco com as gestantes e nas enfermarias do Baixo Risco com as puérperas e seus acompanhantes sobre a saúde mental materna e sobrecargas. Dias: 8, 15, 22 e 29/09

PEDRO I – Plantão de Escuta com os funcionários durante todo o mês. Parceria: UNIFACISA. Evento Escolha Viver: dias 15 e 16/09

CERAST – Palestra: O autocuidado como estratégia de prevenção. Público-alvo: trabalhadores em reabilitação. Dias: 14 e 15/09 – Manhã e tarde.

Serviços de Saúde Mental: CAPS São José da Mata, CAPS Galante, CAPS II Novos Tempos, CAPS III Reviver , CAPS AD , CAPS AD III, CAPS i, CAPSisinho, Centro de Convivência e Emergência Psiquiátrica

Matriciamento nos CRAS, CREAS e serviços de saúde, oficinas temáticas, ações em escolas particulares, rodas de conversa temáticas, ações de pit stop, exposição de vídeos educativos, elaboração de um documentário com os usuários e profissionais, Cinema no CAPS( semanal), Oficina de autocuidado, produção artística, árvore da vida, Musicoterapia e grupos de família.

Fonte: Codecom/CG

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias