Rede Primeiro Minuto
Sábado, 18 de Setembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Campina Grande - PB

Paraíba SETEMBRO AMARELO

Bruno e Juliana abrem programação da campanha Setembro Amarelo

Em solenidade restrita, prefeito e primeira-dama entregaram a expansão do Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica do Catolé.

04/09/2021 às 09h39 Atualizada em 06/09/2021 às 17h42
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, abriram, nesta sexta-feira, 3, a programação da campanha Setembro Amarelo, com a entrega da ampliação do Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica do Catolé.

O serviço, idealizado pela primeira-dama, que é psicóloga, foi criado no início do ano para servir como porta de entrada dos cidadãos na rede de cuidados em saúde mental do Município. O ambulatório contava com uma sala de Psicologia e uma de atendimento psiquiátrico. Com a expansão, o serviço passou a ter três salas de Psicologia, uma de Psiquiatria, uma de atendimento médico e uma sala de acolhimento.

“Esta entrega simboliza a abertura oficial da campanha Setembro Amarelo e marca o início de uma série de ações que vamos desenvolver, pensando no bem-estar emocional das pessoas”, disse o prefeito.

O Ambulatório, que leva o nome da psicóloga Ivânia Rodrigues dos Santos, uma das vítimas da covid, iniciou atendendo cerca de 800 pessoas e atualmente atende mais de 1.900. “Temos hoje uma estrutura pronta para atender as pessoas nesse contexto de tanta instabilidade emocional”, disse Bruno.

“Cuidar da saúde mental das pessoas é uma meta da gestão do prefeito Bruno. Como profissional da área, sei como é importante esse cuidado, essa atenção especial, sobretudo diante do momento que estamos vivendo por causa da pandemia. Por isso, essa ampliação do ambulatório significa tanto”, completou a primeira-dama Juliana.

Participaram da solenidade, que foi restrita a um pequeno público, em função da pandemia, o secretário de Saúde, Filipe Reul; o secretário-executivo de Saúde, Gilney Porto; a coordenadora Municipal da Rede de Saúde Mental, Lívia Sales; e os vereadores, Eva Gouveia, Rostand Paraíba, Waldeny Santana, Rubens Nascimento e Carol Gomes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Além dessa ação, várias atividades integradas estão sendo desenvolvidas neste mês, que chama a atenção da sociedade para a prevenção ao suicídio e à temática da Saúde Mental.

A campanha

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade do cuidado com a saúde mental, a Prefeitura de Campina Grande, por meio das suas diversas Secretarias, iniciou nesta quarta-feira, 1, a campanha Setembro Amarelo. O tema da campanha intersetorial no município é Valorização da Vida. Além das ações em saúde, várias iniciativas estão sendo desenvolvidas em toda a cidade, para promover uma atmosfera de reflexão sobre o assunto e conscientização da população.

Dentre as primeiras atividades está a mobilização digital de todas as Secretarias. Os perfis públicos das instituições e pastas ligadas ao Município lançaram conteúdos padronizados sobre a temática, como o primeiro marco da campanha. Além dessa iniciativa, todos os principais prédios públicos da Prefeitura estão iluminados com a cor amarela, no sentido de provocar uma intervenção urbana que desperte nos cidadãos a reflexão e a necessidade de se informar sobre o Setembro Amarelo. Haverá também uma grande ação de impacto social e intervenção urbana, no dia 10 de setembro, Dia D de Ação pela Vida.

Programação geral do Município:

03 de setembro

08h – Momento Saúde com os feirantes do Mercado Central (PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM)

15h – Entrega da ampliação do Ambulatório de Saúde Mental – Policlínica do Catolé (SAÚDE)

Roda de conversa (em sala de espera) nas terças e quintas com as psicólogas e demais profissionais da equipe sobre prevenção ao suicídio, o sentido da vida e valorização da vida – CAPS I Viva Gente (SAÚDE)

Roda de conversa (em sala de espera) nas terças e quintas com as psicólogas e demais profissionais da equipe sobre prevenção ao suicídio, o sentido da vida e sua valorização (CAPS I Intervenção Precoce)

06 de setembro

Pit Stop falando sobre o tema, divulgando a rede de atenção psicossocial – CAPS III

08 de setembro

10h – Lançamento site Setembro Amarelo Campina Grande (SECTI)

Palestra sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas: repercussões no adoecimento psíquico Dr. Luan Melo e Luana Meirelles – Projeto Viver vale a pena

09 de setembro

10h – Gincana Esportiva – Parque da Criança (CAPS AD III)

10h – Panfletagem na Feira Central (CAPS/STTP)

Exibição audiovisual – Centro de Convivência

10 de setembro

(Dia D): Ação pela vida (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE)

14 de setembro

Palestra sobre como ajudar alguém em crise? Manejo de situações críticas em saúde mental – Dr. Márcio Ubiratan e Ana Lúcia Trovão – Projeto Viver vale a pena

Realização de roda de conversa para alunos do oitavo e nono (8° e 9°) anos em parceria com a Uninassau (SEDUC)

9h – Palestra como identificar os sintomas de uma depressão CREAS 1 (SEMAS)

15 de setembro

Sessão Especial alusiva ao Setembro Amarelo – Câmara Municipal de Vereadores

16 de setembro

10h – Ação de Cuidado Integral – Parque da Criança (CAPS AD E PROGRAMA CAMPINA LIVRE DO FUMO)

10h – Apresentação Artística Livro Humano – Parque da Criança (SECULT)

18h30 – Evento Campina pela Vida / Formação do Fórum Permanente de discussões / Momento Musical (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE)

17 de setembro

Oficina integrativa com Adolescentes – Parque da Criança (CAPS I VIVA GENTE)

Ação de Danças Urbanas – Parque da Criança (SECULT)

Palestra Resiliência em tempos de adversidade para profissionais da Procuradoria-Geral do Município (PROCURADORIA E SAÚDE)

19 de setembro

Ação no Aluízio Campos (SEPLAN)

20 a 24 de setembro

Plantão de Escuta Psicológica – Secretaria de Saúde (SAÚDE)

21 de setembro

Encerramento do Festival de Artes Inclusivas (SEMAS E SECULT)

Palestra Aspectos clínicos da depressão em adolescentes: fatores de risco e proteção. Dra. Márcia Silva e Dra Livia Sales – Projeto Viver vale a pena

22 de setembro

Palestra: A vida é preciosa! Geraldo Batista – Psicóloga Armênia Pereira – CREAS II (SEMAS)

14h – Roda de Conversa com o público LGBTQIA+ sobre prevenção ao suicídio – sede da Coordenação LGBT – Rua Irineu Joffily – Centro (SEMAS)

23 de setembro

Panfletagem – Parque da Criança (CAPS AD E STTP)

Webinar: Os impactos do Home Office na Saúde Mental (SECTI)

Live para gestores, técnicos, professores, demais servidores e alunos, com socialização de vivências focando na temática: Valorização da Vida e relatos de experiências das ações realizadas nas Unidades Educacionais, mediadas pelos psicólogos (SEDUC)

9h – Palestra de Prevenção ao Suicídio e Cyberbullying – CREAS III (SEMAS)

23 e 24 de setembro

Mutirão de atendimento à população –Programa Consumo Consciente e demais ações – Estação Cidadania Malvinas (PROCON)

24 de setembro

10h – Projeto Árvore da Vida – Parque da Liberdade (SESUMA)

08h às 12h – Cuidando de quem cuida – Auditório do Conselho Municipal de Saúde (SAÚDE)

27 de setembro

Projeto Urbanismo Tático (SEPLAN)

Palestra A pandemia: seus lutos e dores. Professora Giselli Lucy e Prof. Edmundo Gaudêncio – Projeto Viver vale a pena

28 de setembro

10h – Inauguração da UBS Malvinas (SAÚDE)

29 de setembro

19h30 – Projeto PALIAR- Pessoas enlutadas e em enfrentamento do processo de luto – UFCG

30 de setembro

18h30 – Evento Viver – Encerramento da Campanha – Parque da Liberdade

Panfletagem em locais públicos (CAPS E STTP)

Encerramento com momento musical – Ambulatório de Saúde Mental

Resumo da programação específica da Secretaria de Saúde:

ISEA – Ações nas enfermarias do Alto Risco com as gestantes e nas enfermarias do Baixo Risco com as puérperas e seus acompanhantes sobre a saúde mental materna e sobrecargas. Dias: 8, 15, 22 e 29/09

PEDRO I – Plantão de Escuta com os funcionários durante todo o mês. Parceria: UNIFACISA. Evento Escolha Viver: dias 15 e 16/09

CERAST – Palestra: O autocuidado como estratégia de prevenção. Público-alvo: trabalhadores em reabilitação. Dias: 14 e 15/09 – Manhã e tarde.

Matriciamento nos CRAS, CREAS e serviços de saúde, oficinas temáticas, ações em escolas particulares, rodas de conversa temáticas, ações de pit stop, exposição de vídeos educativos, elaboração de um documentário com os usuários e profissionais, Cinema no CAPS (semanal), Oficina de autocuidado, produção artística, árvore da vida, Musicoterapia e grupos de família.

Fonte: Codecom/CG

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias