Rede Primeiro Minuto
Sábado, 18 de Setembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Campina Grande - PB

Paraíba COVID-19

Comissão publica no Diário Oficial autorização de dose de reforço para idosos e imunização em adolescentes

Também foi autorizado a aplicação da primeira dose (D1) para população entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidades, a partir da chegada de novos imunizantes.

04/09/2021 às 10h52 Atualizada em 06/09/2021 às 18h58
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Comissão Intergestores Bipartite publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4), autorização para aplicação da dose de reforço contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas nos municípios que têm estoque. Também foi autorizado a aplicação da primeira dose (D1) para população entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidades, a partir da chegada de novos imunizantes.

Na publicação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) orienta que a vacinação de reforço para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos seja feita de forma simultânea aos públicos atuais e, preferencialmente, com imunizantes da Pfizer, sendo respeitado o intervalo de 6 meses após o fechamento do esquema vacinal (dose 2 ou dose única) para os idosos, e de forma decrescente.

Já para os imunossuprimidos, a dose extra deve ser ministrada 28 dias após a conclusão do esquema, conforme preconiza a Nota Técnica do Ministério da Saúde. Considera-se grau de imunossupressão:

- imunodeficiência primária grave;

- quimioterapia para câncer;

- transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

- pessoas com HIV/Aids com CD4 <200céls / mm3;

- em uso de corticóides em doses ≥20 mg / dia de predinisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

- em uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato, Lefl unomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, biológicos em e inibidores gerais da JAK);

- em hemodiálise;

- com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Sobre a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos, a Secretaria de Saúde destaca que a viabilização será possível devido ao incremento na quantidade das doses de vacinas destinadas à Paraíba pelo Governo Federal. A Paraíba deve receber cerca de 200 mil doses nos próximos dias.

Confira a publicação na íntegra:

 

ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS:

 

Fonte: Portal Paraíba

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias