Rede Primeiro Minuto
Quarta, 20 de Outubro de 2021
23°

Muitas nuvens

Campina Grande - PB

Política SESSÃO ESPECIAL

Sessão Especial da CMCG comemora o Dia Internacional do Farmacêutico

A data transcorre no próximo sábado (25).

21/09/2021 às 18h19 Atualizada em 22/09/2021 às 18h51
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Josenildo Costa/CMCG
Foto: Josenildo Costa/CMCG

A vereadora Valéria Aragão (PDT) fez a abertura da Sessão Especial comemorativa ao Dia Internacional do Farmacêutico, nesta terça-feira (21) em formato híbrido. A data transcorre no próximo sábado (25).

Participaram como palestrantes, Sayonara Maria Lia Fook – UEPB CEATOX; professor José Ricardo – Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia; Helimarcos Nunes Pereira – Coordenador do Curso de Farmácia da Faculdade Rebouças; Simone C. da Silva – Representante dos alunos de Farmácia da Faculdade Rebouças e Monick Daniela – Diretora Geral da Faculdade Rebouças.

O vereador Luciano Breno (PP) fez a justificativa da sua propositura, agradecendo a todos os convidados e participantes da presente sessão. Destacou que no dia 25 de setembro comemora-se o Dia Internacional do Farmacêutico, e que trazendo para um contexto histórico, onde desde antes de existir a formalização da profissão, relembra que já existiam as indicações de chás e ervas como medicamento, sem a fundamentação técnica, mas cumprindo um papel importante na sociedade.

Nesse sentido, ressaltou que é preciso reconhecer e exaltar todos os segmentos desses profissionais inseridos na sociedade, como importantes para a vida, utilizando como referência a pandemia que ocorre atualmente e que graças aos pesquisadores e aos farmacêuticos, essa problemática está sendo solucionada.

Diante disso, afirmou que não poderia deixar de trazer a CASA e ao conhecimento da população a comemoração desse dia, pois o farmacêutico é um profissional que exerce um papel fundamental e que está presente na sociedade muito mais do que as pessoas pensam.

“Neste dia se precisa falar, se precisar valorizar muito mais, para que também através dessa CASA, possamos auxiliar e colocar o nosso mandato à disposição “, frisou.

A data tem como objetivo promover a profissão farmacêutica no mundo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.

O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia.

Mais do que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são prestadores de cuidados, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem doenças.

Após a justificativa do autor da propositura da sessão especial, a presidente da sessão convidou o vereador Luciano Breno para assumir os trabalhos.

A professora Sayonara Maria Lia Fook – UEPB/CEATOX – falou da sua trajetória profissional, a qual recém-formada em Farmácia, aos 22 anos, ingressou na vida acadêmica e em seguida realizou o seu primeiro Curso de Especialização na área de ensino. Demonstrou também a felicidade de estar presente na Câmara Municipal, no dia de hoje, com todos os convidados e participantes, em especial seu ex-aluno Helimarcos, que atualmente é Coordenador do Curso de Farmácia da Faculdade Rebouças.

Destacou que as vacinas são frutos do que a ciência vem fazendo ao longo dos anos, que o Instituto Butantan é uma instituição centenária, e que não foi por acaso que a vacina passou a ser desenvolvida no local. Ressaltou o momento vivenciado, da 5ª Revolução Industrial, e o quanto isto impacta positivamente no desenvolvimento de medicamentos e vacinas. “As vacinas foram rápidas porque a ciência avançou, a ciência cresceu’’ – registrou.

Agradeceu a todos, a Universidade Estadual da Paraíba, ao Departamento de Farmácia, a todos os reitores que deram apoio para que o CEATOX – Centro de Assistência Toxicológica fosse um serviço farmacêutico de qualidade e também ao Hospital de Trauma de Campina Grande, lá funciona o projeto de extensão CEATOX.

O Professor José Ricardo – Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia – Iniciou sua explanação falando a respeito da criação do Dia Mundial do Farmacêutico, que surgiu em uma Conferência da Federação Internacional Farmacêutica, em Istambul na Turquia, nos anos 2000, com o intuito de tornar os farmacêuticos conhecidos mundialmente.

Ressaltou que o profissional farmacêutico é eclético, dada a sua formação de raiz, onde ele atua tanto na área da saúde, quanto nas áreas tecnológicas. Também faz uma referência histórica, destacando que a farmácia já existia nos povos nativos e que por meio das plantas medicinais, surgiu uma pesquisa de Dr. Marcos, um grande farmacêutico Pernambucano, que estudou as evidências das informações populares, avançou na ciência da fitoterapia e criou a Farmácia Viva do Brasil, aprovada por Lei. “A ciência é feita multidisciplinar, e com a equipe, o farmacêutico tem que estar presente, para o bem da saúde, do povo. E é isso que todos os políticos e empresários precisam entender, da sua importância no contexto da saúde do povo’’ – registrou. Por fim, parabenizou a todos pelo Dia do Farmacêutico.

Helimarcos Nunes Pereira – Coordenador do Curso de Farmácia da Faculdade Rebouças – Cumprimentou a todos, parabenizando os alunos da Universidade Estadual, assim como da Faculdade Rebouças. Em seguida fez uma reflexão – “alguém já pensou em uma sociedade sem medicamentos? ’’ – Afirmando que é o farmacêutico que está por trás de todo esse serviço.

Destacou também que nesse momento de pandemia, se toda a população estivesse sem acesso a medicamentos e a exames, mais pessoas teriam vindo a óbito, registrando também a importância das verdadeiras informações, uma vez que atualmente pessoas leigas estão discutindo sobre eficácias de vacinas e medicamentos.

Em relação à profissão, fez uma citação do Livro de Eclesiástico (versos 4 a 8), ‘’nós veremos que o farmacêutico, da terra o altíssimo criou o remédio e quem é prudente não os despreza. Com ela o médico acalma a dor e o farmacêutico preparada os produtos úteis à saúde e seu trabalho não terminará, até que a paz divina se estenda sobre a face da terra’’ – e citou frases de Monteiro Lobato, sobre a profissão – ‘’O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quanto vital, representando o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora’’.

Por fim, homenageou a todos os futuros farmacêuticos presentes e aos 221 mil farmacêuticos do país, e, sobretudo aos 3.400 farmacêuticos infectados pela covid-19 e que alguns doaram suas vidas em nome do servir a população.

Simone C. da Silva – Representante dos alunos de Farmácia da Faculdade Rebouças – Registrou que hoje para ela é um dia histórico por esta participação na CMCG, agradeceu ao vereador pastor Luciano Breno, e destacou que vem hoje como vice-presidente, representante do corpo discente da Faculdade Rebouças.

Falou sobre a sua jornada profissional, como Técnica de Enfermagem e socorrista por 8 anos no SAMU, mas que por conta de um acidente e uma lesão na cervical está há 9 anos no PSF. Este histórico levou a fazer o Curso de Farmácia. Disse que como estudante, é um curso que abriu os seus olhos, que tem a possibilidade de ingressar em várias áreas, e nessa data, parabenizou a todos os farmacêuticos e todos os graduandos.

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) – Agradeceu e parabenizou a todos os profissionais presentes, deixando o seu registro por todas as práticas que se pode realizar a partir do Curso de Farmácia, e também informou que está sendo implantando em algumas comunidades de Campina Grande experiências como a Farmácia Viva citada pelo representante do conselho, e aproveitou a oportunidade para convidar aos presentes para somar nessas ações, fazendo essa integração da ciência e dos saberes populares.

Por fim, destacou a importância do SUS, que fez no último dia 19, 30 anos de existência, inclusive garantindo mais profissionais farmacêuticos para promover saúde digna e de qualidade para a população.

Monick Daniela – Diretora Geral da Faculdade Rebouças – Fez um agradecimento a todos os convidados da mesa, em especial a professora Sayonara que foi responsável pela formação do competente coordenador Helimarcos – Coordenador do curso de Farmácia na Faculdade Rebouças e citou também Dayane Casimiro, para agradecimento a todos os professores presentes, além de todos presentes na sessão.

Como representante da Faculdade Rebouças, disse que esta foi uma missão nobre, e se orgulha nesta manhã de ser gestora de uma instituição superior que contribui na formação de profissionais de excelente importância e relevância na sociedade.

Por fim, citou que essa foi uma manhã de gratidão e será uma semana de celebração, e que “enquanto faculdade Rebouças, faremos sempre que for possível para externar a importância desse profissional’’ – finalizou.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL) – Citou que esse é o dia do profissional que é tão importante no contexto da saúde, quanto o médico pode emitir um diagnóstico, mas, se não traduzir em uma receita correta, o diagnóstico de nada valerá.

Também falou sobre mercado de trabalho, pois não adianta finalizar o curso com tanto esforço e não ter espaço no mercado. Citou também a lei de sua autoria de nº 7726/2020 que trata da Farmácia Solidária, com o objetivo de devolução dos remédios que não forem utilizados na sua totalidade das embalagens, sendo entregues na unidade básica de saúde e posteriormente, será avaliado por um profissional farmacêutico. No entanto, quando mergulhou na realidade, soube que para um Distrito Sanitário se tem apenas um profissional de farmácia, enquanto se tem no mínimo seis médicos.

Registrou por fim que a solenidade de reconhecimento é fundamental, mas a praticidade das coisas, da ordem das necessidades, é preciso ser reconhecida de forma material. Solicitou nesse sentido, que dos vereadores presentes, seja elaborado um requerimento, para que no concurso público que será feito pela gestão municipal, se tenha a contemplação dos profissionais de farmácia, nas unidades básicas de saúde.

O vereador Luciano Breno, informou que falou com Mércia, Gerente da Central de Farmácia do abastecimento do município, e ela teria informado que os profissionais de farmácia estarão incluídos no concurso.

O vereador Rubens Nascimento (DEM) – Disse que iniciou a sessão do dia de hoje, falando do requerimento de sua autoria de nº 3685, encaminhando a prefeitura municipal de campina grande, um indicativo no sentido da comissão observar e ter a sensibilidade de nesse levantamento compreender que a PMCG/SEMAS necessita de profissionais da assistência social, e nesse sentido, sugeriu ao vereador Olímpio Oliveira para que os requerimentos indicativos sejam encaminhados para a comissão que está elaborando o concurso.

Finalizando a sessão o vereador Luciano Breno (PP) assumiu mais uma vez o compromisso com os profissionais farmacêuticos, com a Faculdade Rebouças e com todos os convidados, de que a cada setembro estará dialogando sobre o tema.

Registrou a perspectiva de realização da reunião com a senhora Mércia, Gerente da Central de Farmácia do Abastecimento do município, para que se possa tratar sobre as questões que dizem respeito aos farmacêuticos do município.

Informou que levará também os encaminhamentos ao prefeito Bruno Cunha Lima e que irá futuramente agendar uma visita ao Conselho Regional de Farmácia para que se possa ouvir as demandas e a partir de aí elaborar projetos de lei, com o intuito de estar sempre junto buscando contribuir.

Por fim, agradeceu também a todos os vereadores e vereadoras que estiveram presentes, além da participação de todos os convidados.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias