Rede Primeiro Minuto
Quarta, 20 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

Campina Grande - PB

Política CAMPINA GRANDE

Câmara concede Cidadania Campinense a servidora da STTP e comemora o Dia Nacional do Agente de Trânsito

O Título de Cidadania Campinense à educadora Maria de Fátima Rodrigues Correia foi uma propositura do vereador Alexandre Pereira (PSD).

24/09/2021 às 19h50 Atualizada em 26/09/2021 às 21h03
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã desta quinta-feira (23) duas sessões conjuntas: uma especial em alusão à Semana Nacional de Trânsito e outra de concessão de Título de Cidadania Campinense à educadora Maria de Fátima Rodrigues Correia. Uma propositura do vereador Alexandre Pereira (PSD).

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos). A mesa foi formada pela homenageada, Maria de Fátima Rodrigues Correia – servidora aposentadas da Superintendência de Trânsito e de Transporte Público – STTP; Félix Neto - secretário de Planejamento, Gestão e Transparência e ex-superintendente da STTP; Luiz Damazio – Representante Victor Sales – Chefe da Polícia Rodoviária Federal; Valéria Barros – Engenheira e ex-superintendente da STTP; Joana Santos – Chefe de Divisão de Educação de Trânsito da STTP; Derlópidas Neves – Ex-superintendente da STTP e Diretor do Hospital da FAP; e Gustavo Alvarez representando Daniel Araújo – Coordenador de trânsito da STTP.

Dona Fátima, como é conhecida, é natural de Malta, no Sertão paraibano. Ela é servidora aposentada da Prefeitura de Campina Grande e é responsável pela implantação e consolidação do setor de Educação de Trânsito nos cerca de 20 anos em que trabalhou na STTP.

JUSTIFICATIVA

O vereador Alexandre Pereira – (PSD) - Saudou a homenageada Maria de Fátima, além dos demais convidados presentes na mesa. Iniciou a sua fala destacando a comemoração da Semana de Trânsito, que é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro e informou que segundo o Ministério da Infraestrutura os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

Ressaltou que as ações nem sempre são bem aceitas porque a população não gosta de ser advertida, mas antes a irritação e o prejuízo de uma multa, do que vidas perdidas. Destacou que a consciência que mudará o trânsito tem que começar em cada um.

Destacou que além da comemoração da Semana de Trânsito, hoje também se aproveita a ocasião para uma justa homenagem, a educadora e servidora pública aposentada, ex-chefe de Divisão de Educação da STTP, e que se trata de uma das principais referências da área da educação de trânsito da Paraíba. “Que essa homenagem se estenda a todos aqueles que fazem um importante trabalho na STTP” - frisou.

O vereador presidente Marinaldo Cardoso convidou Alexandre Pereira para entregar a comenda a Dona Fátima.

Carlos Dunga Júnior – Superintendente da STTP – Participou da sessão de forma online, ele estava em São Paulo e o seu voo foi cancelado.

Ele ressaltou que hoje é um dia muito especial, agradeceu as palavras do líder da situação, o vereador Alexandre Pereira, que contempla a história e luta do Departamento de Educação da STTP.

Parabenizou a todos os agentes de trânsito pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito, que estão no dia a dia defendendo a vida e zelando pela disciplina e pela ética. Se sente honrado pela presença de Valéria Barros, sendo a primeira mulher a dirigir a STTP (na época STP), sendo ela a pessoa que trouxe a servidora Maria de Fátima para compor o quadro dos funcionários do órgão.

Demonstrou também carinho, respeito e admiração pela servidora Maria de Fátima, e que se sente honrado por prestar essa homenagem. Parabenizou também a propositura do vereador Alexandre Pereira. Agradeceu a todos presentes e disse “o trânsito seguro é a gente que faz’’ – finalizou.

Gustavo Farias – Agente de Trânsito de CG - Registrou que Dona Maria de Fátima foi responsável por plantar sementes importantes, e que agora estão colhendo bons frutos. Que durante esse caminho e até hoje vem buscando melhorar na prestação de um bom serviço à sociedade.

Fez uma apresentação sobre o NEAT – Núcleo de Estudos em Acidente de Trânsito, que objetiva estudar os acidentes, indo inclusive até os locais dos sinistros no momento em que esses ocorrem, acompanhando o SAMU, com o intuito de compreender todas as causas que levam a ocorrer um acidente. Parabenizou a todos também pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito.

Araci Brasil fez a entrega de um buquê de rosas à nova cidadã campinense, destacando a grande satisfação em homenagear a servidora Dona Fátima, uma grande colaboradora para o trânsito cidadão na cidade de Campina Grande.

Jefferson Farias – Agente de Trânsito de CG - Destacou que toda a classe de agente de trânsito tem boas lembranças de dona Fátima, frisando a boa condução do Setor de Educação e registrou que as homenagens devem ser feitas em vida, e que mais pessoas possam ocupar os cargos públicos com a mesma intenção e desempenho da servidora.

Também falou sobre o NEAT, Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, fruto da propositura realizada no dia 27 de maio após um acidente ocorrido no município, e explicou que o projeto, desenvolve estudos dos acidentes de Campina Grande para identificar quais são as causas, sendo possível encontrar múltiplas causas, com a possibilidade maior de encontrar essas soluções para que os acidentes não voltem a acontecer.

Derlópidas Neves – Ex-superintendente da STTP e Diretor do Hospital da FAP - Registrou a felicidade de estar no dia de hoje presente na sessão solene, oferecendo a servidora Dona Fátima o título de cidadã Campinense. Saudou a todos presentes, reconhecendo o desenvolvimento do trabalho de cada profissional.

Em relação a homenagem a Dona Fátima, agradeceu em nome dela a todos os agentes de trânsitos e a toda equipe da STTP de Campina Grande, e que Dona Fátima sempre foi uma pessoa extraordinária, ouvindo e ensinando a todos, levando a superintendência aos colégios, universidades, promovendo campanhas e levando a educação do trânsito para mais pessoas.

Abimadabe Vieira – Educadora de Trânsito – Observadora certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Através de vídeo cumprimentou a todas as autoridades na pessoa do vereador Alexandre e a todos os convidados na pessoa de Maria de Fátima, educadora de trânsito. Parabenizou a servidora e disse o quanto aprendeu com o seu trabalho, registrando que o título de cidadã Campinense é mais do que merecido.

Familiares da Homenageada: Maria de Fátima Rodrigues também fizeram parte da Sessão Solene, sua irmã Heloisa subiu à Tribuna e agradeceu ao vereador Alexandre pela propositura, disse que a palavra de hoje é orgulho, que Dona Fátima sempre se dedicou ao trabalho e na família também sempre foi referência. O filho Heretiano parabenizou por esse momento tão merecido, onde falou sobre todo o trabalho que pode ver ser desenvolvido pela sua mãe, que apesar de todas as dificuldades sempre voltava para casa com um sorriso no rosto. Que é um modelo para toda família e ensinou que se deve buscar a felicidade no que se faz, “Você é modelo de força, de determinação, de coragem’’ – destacou. Germana filha de Maria de Fátima e o seu esposo, demonstraram o orgulho que sentem pela mãe e sogra e o quanto ela sempre foi exemplo para toda família.

Walter Santa Cruz – Ex-superintendente da STTP - Falou sobre o tempo que trabalharam juntos e exaltou as qualidades de Maria de Fátima enquanto ser humano e enquanto educadora de trânsito, sendo essa uma matéria de toda relevância na vida dos seres humanos. Disse também que não tem dúvidas que muitos frutos foram colhidos das sementes plantadas pela servidora.

Valéria Barros - Ex-superintendente da STTP - Explicou a jornada que ocorreu até realizarem a municipalização de trânsito, onde eram necessárias algumas mudanças, como por exemplo, um setor de Educação do Trânsito. Diante disso, surgiu a necessidade de ser um servidor para ocupar esse cargo e assim, por solicitação sua, Maria de Fátima foi transferida da Secretaria de Educação para a STTP. Destacou o ótimo trabalho realizado por Maria de Fátima, que passou a ser convidada por diversos Estados para ofertar palestras sobre o trabalho realizado no município de Campina Grande e demonstrou muita gratidão por essa servidora e por todo trabalho realizado.

Romero Rodrigues – Ex-prefeito de Campina Grande – Através de vídeo parabenizou a cada um dos vereadores pela iniciativa de conceder o título de Cidadã Campinense para Maria de Fátima, uma mulher dedicada e compromissada, que destinou toda a sua história e todo o seu talento por um trânsito mais saudável, harmônico e pela educação no trânsito da cidade, trabalhando com dedicação na STTP de Campina Grande. Agradeceu e reconheceu por esse trabalho, reconhecendo a sua grande história.

Lizandra Alcântara – Jornalista e amiga da homenageada fez uma homenagem a Maria de Fátima, agradecendo por toda generosidade, por ser amável e atuante, representando a todos os estagiários da STTP. Destacou as suas ações nas escolas e nas ruas da cidade, além de destacar o ser humano que a servidora é. Falou da realização das pesquisas e do desenvolvimento de inúmeras melhorias no trânsito de Campina Grande, promovendo um trânsito respeitoso e consciente, servindo de base e exemplo em várias regiões do país. Parabenizou a todos os agentes de trânsito pelo dia de hoje e a todos os estagiários que já passaram pela STTP.

Félix Araújo Neto – Ex-Superintendente da STTP – Disse que sua fala seria na condição de amigo e de aluno da servidora Maria de Fátima, que ela gerou e criou uma geração de alunos que admiram o seu trabalho. Destacou que muitas vezes a busca por um trânsito melhor, é criticada, mas que é uma atividade que salva vidas e que combate aqueles que não respeitam a vida e desafiam a legislação de trânsito.

Parabenizou também os agentes de trânsito pelo seu dia e o vereador Alexandre Pereira pela propositura. Também disse que foi através da servidora que conheceu o “Maio Amarelo’’, uma campanha nacional, a qual Campina Grande foi campeã dessa campanha nos anos de 2017, 2018 e 2019, se destacando nacionalmente e conseguindo resultados fantásticos, devido a toda equipe e da tamanha contribuição da servidora Maria de Fátima.

Vanício Euriques – Agente de Trânsito – Através de vídeo agradeceu a Maria de Fátima o esforço e o trabalho realizado, e que a educação do trânsito de Campina Grande, se alcançou os passos que alcançou, foi porque alguém deu o primeiro passo e esse alguém é a Dona Fátima. Também falou sobre as dificuldades e limitações, mas que o trabalho foi realizado, como por exemplo, a Olimpíada de Educação de Trânsito, além de outras diversas ações de educação e conscientização nas escolas públicas.

Luiz Damásio – Representante do Inspetor Chefe da PRF, Victor Sales - Falou primeiramente sobre a diferença nas abordagens dele enquanto PRF e enquanto ex-agente de trânsito, aproveitou para fazer um pedido a sociedade para que as pessoas respeitem o trabalho realizado pelo agente de trânsito. Parabenizou a todos pelo Dia do Agente de Trânsito. Também pediu o apoio dos vereadores em relação a BR 230, na Alça Sudoeste.

Na menção homenageada Maria de Fátima, registrou todo o aprendizado que pode obter com essa servidora, o qual também foi aluno da mesma e destacou o quanto ela foi importante não só na sua vida profissional, mas também na sua vida pessoal.

Jeynisson Lima – representando os amigos do Catolé e da igreja homenageada -- disse que também foi um aluno de Maria de Fátima, além de poder trabalhar por quase cinco anos com a mesma, e que ela sempre demonstrou alegria, carinho e uma ótima relação de trabalho, durante esse tempo. Parabenizou a mesma e demonstrou honra em poder fazer parte dessa homenagem.

Joana Santos – Chefe da Divisão de Educação de Trânsito da STTP - agradeceu ao vereador pela oportunidade de participar da justa homenagem a Dona Fátima, além de parabenizar a todos os agentes de trânsito. Disse que também foi aluna da servidora, e que essa semana ao ensaiar uma peça para promoção da educação no município e relembrou da atuação de Dona Fátima, que tinha todo o cuidado ao desenvolver esse trabalho, com bastante atenção e sensibilidade ao desenvolvimento dos roteiros, principalmente porque o público eram crianças. Disse a sua honra de estar dando continuidade ao seu trabalho, embora seja uma responsabilidade, e que sempre que vai desenvolver algo se pergunta o que Dona Fátima faria. “A palavra do dia é gratidão. Gratidão a Dona Fátima por sua dedicação, por sua vida e por seu amor’’ – frisou

O vereador Rostand Paraíba (PP) registrou a importância desse momento e da homenagem a Maria de Fátima, parabenizou a equipe de trânsito de Campina Grande, ressaltando a educação e a STTP para o trânsito do município. Aproveitou também esse momento e fez também a entrega do voto de aplausos para o representante da STTP, destinado ao superintendente Carlos Dunga Júnior.

A vereadora Carol Gomes (PROS) registrou a importância da educação do trânsito e que pode ver esse trabalho no trânsito e nas ruas de Campina Grande.

A homenageada, Maria de Fátima - Saudou o vereador autor da propositura e o superintendente da STTP em nome do qual cumprimentou todos os colaboradores vinculados à STTP. Agradeceu as palavras honrosas a ela dirigidas, e que isso só foi possível pela excelente equipe que fez parte da divisão de trânsito. Disse que durante os anos da sua vida que passou em Campina Grande, foi um período favorável e de muito aprendizado, onde o seu trabalho sempre a deixou honrada e realizada, e que hoje está agraciada por ser uma cidadã Campinense com muito orgulho.

Agradeceu a Deus por tudo o que passou, pelas lutas e conquistas. Agradeceu a família que sempre deu apoio. Finalizando agradeceu pela grande homenagem e deixou seus sinceros agradecimentos.

O vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), registrou a importância de realizar essas homenagens às pessoas ainda em vida, como dito pelo agente de trânsito, e que essas homenagens continuem a acontecer na Câmara Municipal de Campina Grande. Parabenizou a homenageada, que contribuiu com toda a educação de trânsito no município e que hoje recebe as devidas e merecidas homenagens. “educar não é só educar, mas é prevenir acidentes’’ – afirmou. Saudou a todos os presentes na sessão solene da manhã desta quinta-feira, assim como aos vereadores e vereadoras que participaram da sessão. Encerrou os trabalhos convidando a todos para um registro fotográfico.

 Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias