Rede Primeiro Minuto
Quarta, 20 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

Campina Grande - PB

Política CMCG

Prefeitura entrega LOA e PPA para a Câmara de Campina Grande

Os documentos foram entregues ao vereador Waldeny Santana (DEM), presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos, Fiscalização Financeira e Controle.

01/10/2021 às 19h00 Atualizada em 03/10/2021 às 19h30
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Coordenadora de Gestão da Prefeitura de Campina Grande, Marcia Madalena esteve na tarde desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal para entregar o PPA – Plano Plurianual e a LOA – Lei Orçamentária Anual. Os documentos foram entregues ao vereador Waldeny Santana (DEM), presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos, Fiscalização Financeira e Controle.

O Plano Plurianual – PPA - Documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública.

O PPA inclui uma série de programas temáticos, em que são colocadas as metas (expressas em números) para os próximos anos em diversos temas.

A Lei Orçamentária Anual – LOA - É o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. Você encontrará na LOA a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. É dividida por temas, como saúde, educação e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem-feita, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.

DIVICOM/CMCG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias