Rede Primeiro Minuto
Segunda, 29 de Novembro de 2021
28°

Poucas nuvens

Campina Grande - PB

Política CAMPINA GRANDE

CMCG entrega Medalhas de Honra ao Mérito a pesquisadores do NUTES e CERTBIO em sessão solene

A sessão solene foi uma propositura da vereadora Dona Fátima (PODE) aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

16/10/2021 às 09h05 Atualizada em 18/10/2021 às 19h05
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã desta sexta-feira (15), Sessão Solene para entrega de Medalha de Honra ao Mérito aos pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) e Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), uma propositura da vereadora Dona Fátima (PODE) aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

A sessão solene foi aberta pelo presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), que convidou a vereadora Dona Fátima para justificar a sua propositura.

Ela ressaltou a atuação dos pesquisadores e cientistas do NUTES da Universidade Estadual da Paraíba e do CERTBIO da Universidade Federal de Campina Grande, que representam instituições importantes que realizaram um trabalho extraordinário e de excelência durante a pandemia ajudando a salvar vidas.

Em meio a esta batalha pela vida, os pesquisadores da Paraíba disponibilizaram a ciência e a tecnologia para profissionais de saúde, e para o enfrentamento da pandemia, o que reflete a posição de vanguarda de Campina Grande. Reforçou que Campina é um pólo de tecnologia e que as invenções do NUTES e do CERTBIO refletem o potencial da cidade.

Como exemplo, citou a CERTBIO e a equipe de pesquisadores chefiada pelo professor Marcos Vinicius Lia Fook, que desenvolveram máscaras cirúrgicas com material capaz de reter o vírus, sendo essa uma máscara descartável com durabilidade de 24h.

O NUTES coordenado pelo professor Misael Morais, desenvolveu 19 projetos para combater a pandemia, sendo uma delas o protetor fácil para os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente.

Disse que considera que a Medalha de Honra ao Mérito é o reconhecimento da avaliação dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos e da importância dos nossos cientistas, do potencial das Universidades e do valor das invenções desenvolvidas para salvar vidas na pandemia da covid-19.

Agradeceu a todos os vereadores e vereadoras por ter aprovado por unanimidade essa propositura.

A vereadora Dona Fátima fez a entrega das medalhas para Marcos Vinicius e Misael Morais.

A vereadora Dona Fátima encerrou a sessão solene, dizendo da sua felicidade em ter contribuído com a entrega das medalhas de honra, parabenizou também a todos os professores pelo seu dia, e solicitou ao Presidente da Casa Legislativa, Marinaldo Cardoso que se empenhe em contribuir mais com as universidades do município.

Ela convidou os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira (19), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias