Rede Primeiro Minuto
Segunda, 29 de Novembro de 2021
31°

Nuvens esparsas

Campina Grande - PB

Paraíba DIA DE FINADOS

Cerca de 20 mil pessoas deverão visitar os nove cemitérios de Campina Grande

Visitação aos entes queridos já pode ser feita a partir deste sábado.

30/10/2021 às 12h09 Atualizada em 02/11/2021 às 15h13
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande calcula que, este ano, mais de 20 mil pessoas visitarão os cemitérios da cidade, principalmente dia 02 de novembro, Dia De Finados, já que ano passado, por conta do “pico” da pandemia ocorreram muitas restrições. A novidade é que para evitar aglomerações, a partir deste sábado, dia 30, a visitação já está liberada.

A Sesuma, com bastante antecedência, realizou vários serviços de manutenção, desde capinação, varrição, limpeza, recuperação de túmulos, pintura, revisão em toda iluminação, construiu banheiros, dentre outros. Foram também ampliados os velários ( local de acender velas), e também assegurado o abastecimento de água por meio de carros-pipa naqueles que não dispõem de rede de abastecimento.

Este ano, com o controle da doença e avanço da vacinação ( 60% da população já tomou a segunda dose, a Prefeitura decidiu que todos os cemitérios estarão abertos para que as famílias possam reverenciar seus entes queridos. Os “campos santos” ficam nos bairros do Monte Santo, Araxá, José Pinheiro, Cruzeiro, Bodocongó, Vila Cabral de Santa Terezinha e Distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista.

Todos funcionarão para a visitação da população das 6:00 às 18:00 hs, durante quatro dias; em alguns deles, tem celebrações religiosas, obedecendo todos aos protocolos de segurança sanitária, com público reduzido em 50% da capacidade, como forma de evitar aglomerações.

Para prevenir a Covid-19 a Prefeitura vai adotar medidas sanitárias para acesso aos cemitérios, disponibilização de álcool gel ou 70%, e exigir o uso obrigatório de máscaras. A iniciativa visa, principalmente, a resguardar a saúde de quem pretende prestar uma homenagem aos entes queridos.

Equipes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, além da STTP, vão dar apoio à Sesuma, para que a população faça a visita com toda segurança e sem transtornos. De acordo com o secretário Geraldo Nobre Cavalcante, a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, é garantir bem estar da população,

“Este ano, graças ao avanço da vacinação e consequente queda nos números da Covid, abriremos os nossos cemitérios durante quatro dias, para que a população possa prestar sua homenagem aos entes queridos. Reforçamos a necessidade de cumprirmos os protocolos para garantir a saúde e a segurança de todos”, afirmou Geraldo

As já rotineiras ações de manutenção realizadas nos cemitérios pela Sesuma, , coordenada pela gerência de cemitérios, foram intensificadas nas últimas semanas. Dentre os serviços realizados estão capinação, roço, varrição, coleta, pintura e consertos nas áreas internas e que dão acesso aos cemitérios.

Fonte: Codecom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias