Três projetos de escolas da Rede Pública Estadual da Paraíba venceram o 8º Prêmio Afrafep de Educação Fiscal, na categoria Escola, realizado pela Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep). Um dos objetivos da iniciativa é valorizar, promover e premiar ações que envolvam matérias específicas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a importância social dos tributos. Os ganhadores receberão um certificado de reconhecimento e uma premiação de R$ 5 mil.
Entre as escolas ganhadoras está a ECIT Doutor Antônio Batista Santiago, do município de Itabaiana, com o “Projeto Cidadania e a Função Social dos Tributos”, coordenado pela professora Érika de Fátima Pereira de Lacerda. A professora conta que a ideia do projeto surgiu dentro da disciplina eletiva de Educação Fiscal, e entre as atividades realizadas estavam estudos sobre nota fiscal, tributos e função social dos tributos, sendo este o maior foco.
“A ideia é que os estudantes saibam para onde vão esses tributos e para que servem. Os estudantes realizaram uma visita à obra de uma creche que está sendo construída na cidade de Itabaiana, puderam conversar com os engenheiros e assim verificar de perto como são utilizados os tributos que pagamos. Fizemos outras ações como o Bingo da Cidadania, para incentivar os estudantes a pedir nota fiscal em cada compra, e para adquirir a cartela do bingo precisavam apresentar três cupons fiscais. Toda a comunidade escolar participou”, detalhou a professora.
A ECIT Otávia Silveira, do município de Mogeiro, que também conquistou o prêmio com o trabalho intitulado “Uso de Plataformas de Inteligência Artificial como Instrumento para Disseminação da Educação Fiscal”, coordenado pelo professor Suênio Anderson Feliciano.
“Neste projeto os estudantes desenvolvem chatbots e diversos conteúdos como áudios e vídeos sobre a temática da educação fiscal em plataformas de inteligência artificial. Dessa forma, os estudantes trabalharam junto a comunidade escolar conteúdos como conceitos tributários básicos, função social dos tributos e outros temas importantes, o que nos permitiu desenvolver uma cultura de consciência fiscal”, explicou o professor.
Em João Pessoa, a ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, também foi uma das escolas vencedoras do prêmio com o “Projeto Educação Fiscal: Meu Imposto Rende Nosso Compromisso”, coordenado pelo professor Manoel Messias da Silva.
“Estamos muito felizes em ganhar pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Afrafep. Ano passado falamos sobre o ICMS. Neste ano, trabalhamos com o Imposto de Renda e por meio dos estudantes conscientizar a população para realizar a declaração do imposto de renda de forma clara e correta a Receita Federal, enviar a declaração no prazo combater a sonegação. Fizemos várias visitas, iniciamos com os pais dos alunos para ajudá-los a fazer a declaração e também participamos de conversas com pessoas ligadas a Receita Federal para os estudantes tirarem suas dúvidas”, frisou, Manoel.
Além das escolas também terão premiações nas categorias Instituições, Tecnologia e Profissional da Imprensa.
O 8º Prêmio Afrafep de Educação Fiscal conta com o patrocínio do Sindifisco-PB e da Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP-PB), e com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).
Mín. 17° Máx. 30°