A Educação da Paraíba esteve representada pelo secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, no Encontro Nacional de Estratégia para Cooperação Técnica - Planos Decenais de Educação. O evento realizado nos dias 10 e 11 de setembro, em Brasília, foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e os Sistemas de Ensino (Sase).
O objetivo foi dialogar acerca da elaboração dos planos estaduais, municipais e distrital de educação, bem como discutir uma proposta de cooperação técnica voltada à elaboração dos planos decenais de educação para o próximo decênio, como passos necessários à construção do regime de colaboração entre os entes federados. Também foi abordado o sobre o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034).
Durante os dois dias do evento foram realizadas apresentações do 5º Relatório de Monitoramento do PNE - INEP, do processo de elaboração e da estrutura do PNE para o novo decênio, de experiências sobre os Planos Municipais e Estaduais e da sistematização sobre o processo de elaboração dos planos decenais de educação. Além disso, tiveram oficinas em grupos relacionados aos assuntos abordados.
Para o secretário Erivonaldo Alves, o encontro foi uma grande oportunidade para mergulhar nas experiências dos planos estaduais e municipais para em conjunto traçar o futuro da educação para o próximo decênio.
“Estou muito entusiasmado em fazer parte desse momento decisivo, onde discutimos propostas que irão fortalecer a colaboração entre todos os entes federados, garantindo uma educação de qualidade para todos! Vamos construir, juntos, a educação que sonhamos e que a Paraíba e o Brasil precisam”, afirmou o secretário.
A diretora-executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Nilde Costa, ressaltou que as Secretarias Estaduais de Educação têm um papel central na construção dos novos Planos Decenais de Educação.
“Um dos maiores desafios que enfrentaremos é a elaboração dos Planos Estaduais de Educação. Esses planos precisam refletir as especificidades de cada região, respeitando suas diversidades e necessidades. Precisamos de metas claras, estratégias bem definidas e, acima de tudo, ações que sejam factíveis e adaptáveis às realidades regionais de cada estado”, disse.
O Encontro Nacional de Estratégia para Cooperação Técnica também contou com a presença do secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa e do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Paraíba (Undime-PB), Michael Lopes.
Mín. 18° Máx. 31°