O sonho do tricampeonato da Copa do Brasil segue vivo para o Atlético. O Galo empatou com o Vasco, em 1 a 1, e conseguiu avançar à decisão da competição. Vegetti marcou para o Cruzmaltino no primeiro tempo, e Hulk igualou o placar na etapa complementar. O duelo, válido como jogo da volta da semifinal, foi disputado neste sábado (19 de outubro), no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Como venceu o jogo da ida por 2 a 1, o Galo precisava apenas de um empate para chegar a sua quarta final de Copa do Brasil. O clube mineiro busca, agora, o seu terceiro título da competição. O primeiro foi conquistado em 2014, ao superar o rival Cruzeiro na decisão, e o segundo em 2021, ao bater o Athletico Paranaense. Em 2016, a equipe alvinegra ficou com o vice-campeonato após ser derrotada pelo Grêmio..
O adversário na decisão
O adversário do Atlético na final da Copa do Brasil será o vencedor do confronto entre Corinthians e Flamengo. No duelo de ida das semifinais, o Flamengo venceu por 1 a 0, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Neste domingo (20), as equipes voltam a se enfrentar às 16h, na NeoQuímica Arena, em São Paulo.
Um empate garante o Rubro Negro na decisão. O Corinthians, por sua vez, precisa da vitória por pelo menos dois gols de diferença. Em caso de triunfo do clube paulista por um gol de vantagem, a definição da equipe finalista será nos pênaltis.
A decisão da Copa do Brasil ocorre em dois jogos. Os duelos estão marcados para os dias 3 e 10 de novembro. Os mandos de campo serão definidos em sorteio a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O primeiro tempo
Com a necessidade do resultado, o Vasco impôs uma pressão no campo ofensivo nos primeiros minutos da partida. Apesar da insistência da equipe carioca, o Cruzmaltino não conseguiu oferecer perigos ao goleiro Everson, do Atlético. A primeira oportunidade de inaugurar o marcador foi da equipe mineira, aos 12 minutos.
O meia Gustavo Scarpa cobrou falta pela esquerda na área do Vasco. O zagueiro Lyanco raspou a bola de cabeça, que resvalou na defesa vascaína e saiu pela lateral. O time mandante respondeu aos 15 minutos, com o volante Mateus Carvalho. Ele finalizou da entrada da área e a bola saiu pela linha de fundo, rente ao gol de Everson.
Com a vantagem do empate para chegar à decisão, o Atlético conseguiu controlar a pressão do Vasco. A equipe do técnico Gabriel Milito priorizou a posse de bola no meio de campo. Aos 19 minutos, em nova cobrança de Scarpa, Battaglia finalizou de dentro da área para a defesa do goleiro Léo Jardim. A bola ainda acertou a trave do camisa 1 do Cruzmaltino. Na sobra, o zagueiro Junior Alonso arriscou mais uma vez para a nova defesa do goleiro.
Mais uma vez, o Vasco respondeu à jogada de ataque do Atlético. Emerson Rodríguez finalizou em direção ao gol, mas a bola parou em Everson. O clube carioca criou mais uma boa oportunidade de abrir o placar aos 29 minutos com o artilheiro da Copa do Brasil, o argentino Pablo Vegetti. Ele dominou e finalizou, a bola bateu em Junior Alonso e saiu pela linha de fundo. Na jogada seguinte, Lucas Piton fez o cruzamento e a bola tocou no braço de Otávio, que estava dentro da área.
Os jogadores do Vasco pediram a marcação de um pênalti. Após quatro minutos de reclamações e de jogo paralisado, o juiz Ramon Abatti Abel consultou o árbitro de vídeo (VAR) e assinalou a irregularidade a favor do time carioca. Vegetti converteu a cobrança e inaugurou o marcador para o Cruzmaltino aos 37 minutos da etapa inicial. Este foi o sétimo gol do argentino na competição.
Com o apoio da torcida, o Vasco se manteve no campo de ataque e quase ampliou com o atacante Puma Rodríguez e com o zagueiro Léo Pelé. Nos acréscimos, o Atlético esboçou uma reação, mas sem oferecer perigo ao goleiro Léo Jardim. O zagueiro Lyanco ficou livre na área vascaína, mas finalizou por cima do gol. O primeiro tempo terminou com a equipe mandante à frente no placar (1 a 0).
A etapa complementar
O Atlético voltou para o segundo tempo no campo de ataque. Logo no primeiro minuto da etapa complementar, o atacante Paulinho surpreendeu a defesa vascaína e finalizou para a defesa de Léo Jardim. O Vasco tentou responder na jogada seguinte. O argentino Vegetti recebeu a bola sozinho na área atleticana, mas errou no domínio, desperdiçando a oportunidade de marcar o segundo gol do Cruzmaltino na partida.
Em busca do seu segundo gol, o que confirmaria a vaga na final sem a necessidade das penalidades, o Vasco insistiu nas jogadas aéreas. Os cruzamentos buscavam o atacante Pablo Vegetti, autor do primeiro gol da partida. Aos 14 minutos, o argentino recebeu a bola de Puma Rodríguez, mas cabeceou para fora. O clube carioca tentou impor uma pressão ao Atlético e teve mais uma oportunidade com Puma aos 18 minutos. A bola passou por cima do gol de Everson.
Os jogadores do Vasco pediram a marcação de um novo pênalti aos 22 minutos. Em jogada de ataque do time carioca, Battaglia escorregou na área e foi acertado pela bola. No entanto, ela bateu em seu tronco. O juiz não viu irregularidades no lance e determinou a sequência da partida.
O Atlético respondeu aos 27 minutos em jogada de contra-ataque com Guilherme Arana e Paulinho. O atacante do Galo finalizou e a bola desviou na defesa do Vasco, saindo para a linha de fundo. A equipe mineira teve mais uma oportunidade em jogada individual de Battaglia, aos 32.
A pressão atleticana foi recompensada aos 36 minutos. De fora da área, Hulk finalizou e empatou o confronto. Esse foi o primeiro gol do ídolo atleticano na Copa do Brasil de 2024 e o 19º na temporada. O Vasco esboçou mais uma nova reação na partida, mas parou no forte esquema defensivo da equipe de Milito. O confronto terminou com a igualdade no placar, resultado necessário para o Atlético avançar à decisão. A partida terminou empatada em 1 a 1.
Próximos jogos
O próximo jogo do Atlético será na terça-feira (22 de outubro) pela semifinal da Copa Libertadores. A equipe do técnico Gabriel Milito enfrenta o River Plate pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. O duelo será às 21h30 na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O Vasco volta a entrar em campo na quarta-feira (24). O Cruzmaltino recebe o Cuiabá, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. A partida, válida pela 19ª rodada, será às 19h.
Ficha do jogo
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique (Rossi), Léo, João Victor, Lucas Piton (Leandrinho), Hugo Moura (Sforza), Mateus Carvalho (Payet), Coutinho, Emerson Rodríguez (Rayan), Puma Rodríguez e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Atlético: Everson, Lyanco, Alonso, Battaglia, Arana, Rubens, Otávio, Franco, Scarpa, Paulinho (Saravia) e Hulk (Alisson). Técnico: Gabriel Milito.
Gols: Pablo Vegetti (37’/1ºT); Hulk (36’/2ºT)
Cartões Amarelos: Leandro Ávila, Matheus Mendes, Scarpa (A); Puma Rodríguez, Leandrinho, João Victor (V)
Motivo: Jogo da volta pela semifinal da Copa do Brasil 2024
Local: Estádio de São Januário (RJ)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Mín. 20° Máx. 33°