Quarta, 11 de Dezembro de 2024
19°C 30°C
Campina Grande, PB
Publicidade

Brasil recupera certificado de país livre do sarampo após cinco anos

O documento, que certifica a eliminação do sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênitca, foi entregue pela Organização Pan-Americana de Saúde ao governo federal.

Por: Da Redação Fonte: BAND/UOL
13/11/2024 às 14h09 Atualizada em 14/11/2024 às 07h46
Brasil recupera certificado de país livre do sarampo após cinco anos
Foto: Secom/PB

Depois de cinco anos, o Brasil recuperou o certificado de país livre de sarampo com o avanço da vacinação. O documento, que certifica a eliminação do sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênitca, foi entregue pela Organização Pan-Americana de Saúde ao governo federal.

O Brasil já havia sido classificado como país livre do vírus em 2016, mas acabou perdendo o certificado três anos depois, diante de surtos da doença. Entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019, mais de 10 mil casos foram registrados.

Em junho passado, o país completou dois anos sem transmissão em território nacional. Todos os registros da doença foram de pessoas que vieram do exterior.

Para atingir novamente a meta, foi preciso, por exemplo, fortalecer o sistema de vacinação, a vigilância epidemiológica e a resposta rápida a casos importados. Mais de R$ 700 milhões foram investidos nessas medidas neste ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias