A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já anunciou as primeiras mudanças que a Copa do Nordeste vai ter a partir do próximo ano. Uma delas tem a ver com a fórmula de disputa da competição, que terá 13 datas.
A entidade nacional reservou sete datas para a primeira fase, uma a menos do que nos últimos anos. Isso tem uma consequência prática. Agora, os jogos da primeira fase serão dentro do próprio grupo. Nas últimas temporadas, os times de uma chave jogavam contra as equipes da outra chave, totalizando oito rodadas.
Em 2025, novamente o torneio terá dois grupos de oito clubes, cada. No entanto, os confrontos serão em partidas só de ida dentro da chave. Ou seja, caso a ideia de priorizar clássicos já na fase de grupo seja mantida, os rivais estaduais devem figurar na mesma chave.
Essa é a mudança mais significativa em termos de competição na Copa do Nordeste 2025, que seguirá com quartas de final e semifinal com jogos únicos, na casa do melhor classificado, contando todas as fases.
O primeiro mata-mata, as quartas de final, também vai ter mudança. O cruzamento olímpico será entre chaves diferentes, ao contrário do que aconteceu em 2024, onde o encontro era entre clubes do mesmo grupo. A primeira rodada da Copa do Nordeste 2024 deve acontecer no dia 22 de janeiro.