No ano em que completa 100 anos de sua fundação, o Treze tem em sua partida na temporada uma grande decisão. Pela primeira fase da Pré-Copa do Nordeste, o Galo da Borborema enfrenta o Santa Cruz em jogo único, disputado às 16h deste sábado (04), no estádio Arruda, em Recife.
Esse será o 33º encontro entre as duas equipes, que tem um histórico amplamente favorável ao tricolor pernambucano, que venceu 14 vezes, contra 5 do alvinegro de Campina Grande. No entanto, tudo fica para trás logo mais, quando quem vencer avança para a segunda fase da Pré-Copa do Nordeste, enquanto quem perder estará eliminado. No caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Para tentar a classificação, a Cobra Coral contou com o retorno do técnico Itamar Schulle, que foi campeão da Série D pelo Retrô em 2024 e fez bom estadual pelo Santa também na temporada passada. Alguns atletas foram e voltaram com ele, caso do lateral-direito Toty e do meio-campista João Pedro. Porém, o grande nome do time é o do atacante Douglas Skilo, campeão da Série C com o Volta Redonda.
Por sua vez, o Treze começa a temporada em grande expectativa devido ao seu centenário, que chegará em setembro. E para conquistar bons resultados até lá, é necessária uma boa impressão a partir de hoje. Essa é a missão do novo treinador, Renatinho Potiguar, que conta com alguns remanescentes na equipe, casos do goleiro Igor Rayan, do lateral-direito Van, do volante Juninho e do atacante Jefinho. A maior novidade, no entanto, pode não estar em campo. Após sentir um desconforto muscular durante a semana, o meia Dione, ex-Campinense, é dúvida para o jogo.
Arbitragem
Antônio Dib Moraes apita o jogo, auxiliado por Márcio Iglesias Araújo Silva e Janystony Rabelo de Melo, todos do Piauí. O quarto árbitro será a pernambucana Deborah Cecília Cruz.
Escalações
Santa Cruz: Rokenedy, Toty, William, Matheus Vinicius, Balotelli; Israel, Matheus Melo, Vini Moura, João Pedro; Douglas Skilo e Pedro Henrique. Técnico: Itamar Schülle.
Treze: Igor Rayan, Van, Gomes, Renan, Arthurzinho; Lucas Alisson, Karl, Dione (Pedro Rodrigues); Luã Lúcio, Wandson e Jeam. Técnico: Renatinho Potiguar.