Rede Primeiro Minuto
Quinta, 27 de Janeiro de 2022
22°

Nuvens esparsas

Campina Grande - PB

Paraíba PARAÍBA

Prefeitura de Campina Grande promove evento alusivo ao Janeiro Branco, nesta terça-feira

Comandada pela primeira-dama, psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, ação chama atenção aos cuidados com a saúde mental.

10/01/2022 às 14h42 Atualizada em 11/01/2022 às 19h37
Por: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Codecom
Foto: Codecom

A Prefeitura de Campina Grande promove, a partir das 10h desta terça-feira, 11, na Praça da Bandeira, o Campina pela Saúde Mental, evento alusivo ao Janeiro Branco, campanha nacional que busca chamar atenção para o tema da saúde mental. Idealizada pela Coordenação de Saúde Mental do Município, por meio do programa SaudavelMente, e tendo à frente a primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, a ação será realizada em parceria entre as secretarias de Saúde, de Cultura e de Juventude, Esporte e Lazer, além das Coordenadorias da Mulher e da Pessoa com Deficiência.

Durante o evento, que terá a participação de um grupo de psicoeducação do CAPS, serão disponibilizados alguns serviços da rede de saúde mental, intervenção precoce, além de apresentações culturais, entre as quais uma participação da poetisa Anne Karolinne. A ação conta ainda com a participação de usuários dos CAPS e seus familiares.

“É um evento simbólico, com o qual pretendemos trazer a saúde mental para a pauta de discussões e conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado, a prevenção e o tratamento do adoecimento psíquico e emocional”, disse Lívia Sales, a coordenadora de Saúde Mental do Município.

Particularmente engajada à causa da saúde mental, desde o início da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima vê nessa ação, a oportunidade de ampliar ainda mais as discussões sobre a pauta. “Durante muito tempo, as questões ligadas à saúde mental foram um tabu e, felizmente, pudemos quebrá-lo. Porém, ainda há um caminho muito longo a percorrer. O tema sempre será delicado mas, é preciso abordá-lo. E esse evento é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para uma pauta tão sensível, importante e atual”, argumentou Juliana.

Conscientização

O Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada em 2014, por um grupo de psicólogos, com a proposta de chamar a atenção para o tema da saúde mental no cotidiano da população. Janeiro foi escolhido com o mês de conscientização para a saúde mental, por ser um período em que as pessoas estão mais voltadas para o estabelecimento de metas para o ano que se inicia.

A campanha também tem com o objetivo incentivas a mudança de vida, fazendo com que as pessoas busquem mais aquilo lhes fazem felizes. Campina Grande conta, atualmente, com oito Centros de Atenção Psicossocial, que juntos atendem a 7.960 pessoas, sendo 1.350 crianças.

Fonte: Codecom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias