Rede Primeiro Minuto
Anuncie Conosco Topo
Futebol Paraibano

Agora será para valer

Até o momento, apenas 4 equipes paraibanas da primeira divisão realizaram jogos treinos: Botafogo, Treze, Campinense e São Paulo Cristal.

Blog do Ivo Marques

Blog do Ivo MarquesJornalista, Editor do Blog Ivo Marques (Instagram: @blogdoivomarques), Colunista do Portal Correio e Comentarista da Rádio Tabajara.

22/02/2021 17h48Atualizado há 1 semana
Por: Da Redação
Fonte: Blog do Ivo Marques
89
Foto: Rayssa Melo / Botafogo-PB
Foto: Rayssa Melo / Botafogo-PB

A semana que passou foi de muita movimentação nos clubes paraibanos, com os primeiros amistosos do ano. Foram jogos para dar entrosamento, para testar esquemas e até para dirimir dúvidas sobre a escalação das equipes. Foi o momento de ver na prática os jogadores em ação em uma situação de jogo, que é completamente diferente de um treino. É um momento de se ter apenas uma noção de como os atletas deverão render, quando os jogos forem oficiais, valendo pontos nas competições.

Até o momento, apenas 4 equipes paraibanas da primeira divisão realizaram jogos treinos: Botafogo, Treze, Campinense e São Paulo Cristal. Para os dois últimos, foram apenas os primeiros amistosos e outros virão até o início do Campeonato Paraibano, em 17 de março.

Já para Botafogo e Treze foram os últimos ajustes para a Copa do Nordeste, que já começa neste sábado.

Os torcedores de Botafogo e Treze andam me perguntando o que achei das equipes nestes primeiros amistosos. Responder esta pergunta como o torcedor gostaria é muito difícil no momento, mas não vou sair pela tangente, porém qualquer análise minha neste instante pode ser prematura e sujeita a mudar totalmente, quando a bola rolar valendo os 3 pontos.

Mas já deu pra se ter uma pequena ideia de alguma coisa. Achei o Botafogo melhor arrumado do que o Treze. Isso talvez por dois motivos: o clube conseguiu manter uma base, já o Treze não. E uma outra razão está na larga experiência do técnico Marcelo Vilar, em relação a Marcelinho Paraíba, que está estreando como técnico. Acho até que foi um risco muito grande da diretoria do Galo colocar um técnico tão inexperiente, em um ano de calendário cheio, com o Treze participando de várias competições importantes.

No Botafogo, achei a defesa um pouco insegura ainda e uma certa deficiência nas laterais. O meio campo parece ser o ponto alto da equipe, com Rogério voltando em grande estilo, o Bruno Menezes fazendo bem aquela proteção da zaga e saída de bola, e Juninho e Marcos Aurélio fazendo o que se espera deles, apesar de terem características completamente diferentes. O toque de qualidade continua sendo de Marcos Aurélio, para que a bola chegue nos atacantes. Vinha gostando também do Esquerdinha, mas infelizmente teve uma contusão que vai lhe tirar dos gramados por vários dias. Já no ataque, gostei muito de Bruno Gonçalves reforçando as boas informações que tinha a seu respeito. Mas o jogador se contundiu seriamente e deve ficar meses afastado, devendo se submeter a uma cirurgia de joelho.

Diante de tais problemas e com um elenco muito enxuto, o Botafogo agora se vê na obrigação de contratar, aumentando assim a despesa, que não estava no planejamento do clube para agora. Quanto aos amistosos contra CSP, Vitória e Náutico, acho que o time foi bem, fazendo uma ressalva que ainda precisa melhorar muito para fazer bonito em uma Copa do Nordeste. Porém, não se pode exigir muito no momento. Depois da segunda ou terceira partida oficial é que teremos uma ideia de como será o Botafogo de 2021. Com a chegada de Clayton, um jogador com nível de Série B, as coisas tendem a melhorar bastante.

Já o Galo, fiquei um pouco preocupado com o comportamento defensivo da equipe. Em apenas 2 jogos, o time levou 5 gols, o que não pode ser considerado muito normal, jogando em Campina Grande. Marcelinho diz que está satisfeito com o rendimento do time e atribui as derrotas a falta de entrosamento ainda da equipe, que foi formada agora, e também a categoria dos adversários que enfrentou. Vale lembrar que o Botafogo enfrentou o Náutico, um time de Série B, em Recife, e não levou tantos gols, nem sequer perdeu. Acho que o treinador tem que correr contra o relógio e corrigir determinados erros imediatamente, ou do contrário, poderá perder feio na estreia contra o CSA, no próximo domingo. Acredito mais em uma vitória do Botafogo contra o 4 de Julho neste sábado no Almeidão, do que no Galo em Maceió.

Com relação ao Campinense e São Paulo me surpreenderam e renderam, claro que apenas em amistosos, muito mais do que eu esperava, pela qualidade dos jogadores contratados. Vencer de goleada o Potiguar foi um bom cartão de visita da Raposa. Já o São Paulo venceu o Central, dentro de Caruaru, também foi uma façanha incrível e mostra que o tricolor de Cruz do Espírito Santo não será saco de pancada, como muita gente pensava.

Porém, como disse no início desta coluna, não dá ainda para se ter uma ideia concreta do que pode render as equipes nas partidas oficiais. Começo de temporada não diz muito sobre o futuro, apenas uma ligeira impressão.

Mais notícias no Instagram @blogdoivomarques

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias