Rede Primeiro Minuto
Sexta, 27 de Maio de 2022
21°

Muitas nuvens

Campina Grande - PB

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Câmara aprova projeto que inscreve Laudelina de Campos Melo no Livro de Heróis da Pátria; acompanhe

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Deputados reunidos durante sessão do Plenário da Câmara A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1795/20...

12/05/2022 às 15h16
Por: Da Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputados reunidos durante sessão do Plenário da Câmara - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Deputados reunidos durante sessão do Plenário da Câmara - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1795/2021, da deputada Celina Leão (PP-DF), que inscreve Laudelina de Campos Melo no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta segue para análise do Senado.

Assista ao vivo

A relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), defendeu a aprovação da proposta. "A homenageada foi pioneira na luta de trabalhadoras domésticas no Brasil. Esta homenagem tem especial relevância para afirmação e valorização dos direitos trabalhistas das empregadas."

Laudelina de Campos Melo ajudou a fundar o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas em 1936, na cidade de Santos (SP). Ela também atuou no movimento negro e participou de grupos culturais.

"A atuação de Laudelina foi essencial para a categoria, e por extensão às mulheres negras, pois as trabalhadoras domésticas não tinham direito à sindicalização e nem eram protegidas pela legislação vigente", lembra a autora do projeto.

Celina Leão observa ainda que a categoria ficou mais desprotegida com a pandemia de Covid-19. "A primeira morte registrada no País por Covid-19 foi de uma empregada doméstica, que foi infectada pelos patrões, que haviam contraído a doença em viagem para fora do País", lembrou.

Mais informações a seguir

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias