Rede Primeiro Minuto
Sábado, 17 de Abril de 2021 11:36
83 98170-6053
Política COVID-19

Bruno articula encontro entre o ministro da Saúde e entidades de prefeitos brasileiros para tratar da unificação da política pública de combate à covid-19

Prefeito de Campina Grande e colegas discutem com Marcelo Queiroga pautas sobre consórcio de vacinas, unificação de protocolos e nova secretaria nacional covid.

30/03/2021 10h51 Atualizada há 2 semanas
Por: Da Redação Fonte: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

O prefeito Bruno Cunha Lima intermediou, por meio de videoconferência realizada na noite desta segunda-feira, 29, uma reunião do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizete; o futuro presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira (prefeito de Aracaju-SE) e o presidente do Consórcio Nacional de Municípios - Conectar, Gean Loureiro (prefeito de Florianópolis). Uma ampla pauta tratou da unificação da política pública de combate à Covid-19, consórcio de vacinas dos Municípios e unificação de protocolos em nível nacional. 

O Conectar, com mais de dois mil municípios e que tem como meta a compra de vacinas, remédios e de insumos para a prevenção e tratamento da pandemia do novo coronavírus foi um dos pontos principais. 

“A nossa intenção é cooperar e de nunca entrar em conflito com o Plano Nacional de Imunização”, explicou Bruno, destacando que a meta é acelerar a vacinação, pois 535 milhões de doses já foram compradas pelo Ministério da Saúde e, nos próximos meses, serão enviadas aos estados e municípios. 

O prefeito também reforçou a importância de questões como o fornecimento de oxigênio e de medicamentos, pois a meta é fazer com que estes recursos não faltem nos municípios brasileiros. 

Unidade nas ações 

Na visão de Bruno, o momento é de unificar ações, dentro de uma percepção nacional, do protocolo de atendimento clínico e hospitalar, levando-se em conta também a realidade dos municípios e permitindo uma assertividade na missão de salvar vidas no combate a covid-19. “É preciso padronizar a atividade naquilo que nos une”, ressaltou. 

Por fim, Bruno Cunha Lima apresentou ao ministro da Saúde algumas demandas importantes, como a distribuição de insumos e o abastecimento de oxigênio, além de reafirmar a intenção do governo municipal de somar esforços com o Governo Federal 

Nova Secretaria Covid 

Por sua vez, Marcelo Queiroga detalhou aos participantes da videoconferência a criação da Secretaria Especial de Combate à covid. Bruno e os participantes aplaudiram a proposta, acreditando que o ministro paraibano já começa bem sua gestão em plena crise ao focar nos pontos centrais no combate à pandemia.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias