Rede Primeiro Minuto
Sábado, 17 de Abril de 2021 11:14
83 98170-6053
Paraíba CAMPINA GRANDE

Emoção marca abertura do Primeiro Encontro Municipal sobre o Autismo

Prefeito Bruno, simpatizante da causa, abre o evento que teve como tema “Conhecer para Incluir”.

08/04/2021 10h59 Atualizada há 1 semana
Por: Da Redação Fonte: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

O I Encontro Municipal sobre Autismo, foi aberto ontem à noite pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que muito emocionado, revelou ser, “há muito tempo”, um simpatizante da causa. Ele destacou as limitações do momento, garantindo que pela importância da causa, em tempos normais o evento lotaria um Teatro Municipal. 

Acompanhando da primeira dama, a psicóloga Juliana Cunha Lima, ele lembrou ainda que é um simpatizante da causa mesmo antes de ser político, quando conheceu uma família no bairro Belo Monte que tinha duas crianças autistas. Lembrou também que ficou comovido e passou a conhecer mais sobre a causa.  

Na ocasião, a primeira-dama Juliana destacou a importância da luta enfocada e revelou ser um dos sonhos do prefeito Bruno, a construção da Casa do Autista  em Campina grande. 

Evento, que que reuniu diversos   convidados, contou com apresentações de dança de Laissa Guerreira e Brenda Pinheiro, com momentos de descontração, emoção e muito conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista.  

Foi assim o I Encontro Municipal sobre Autismo, promovido pela Prefeitura de Campina Grande, que contou com a presença de vários convidados e teve início com um número especial de Laissa Guerreira e Brenda Pinheiro.

 Abrindo oficialmente o evento que teve como tema: “Conhecer para Incluir”, o prefeito Bruno Cunha Lima, acompanhado da primeira-dama e psicóloga Juliana Cunha Lima, fez questão de enfatizar as limitações na realização do I Encontro nesse período de pandemia, e disse que em época normal, o evento lotaria o Teatro Municipal. Emocionado, ele lembrou ainda que é um simpatizante da causa mesmo antes de ser político, quando conheceu uma família no bairro Belo Monte que tinha duas crianças autistas. Lembrou também que ficou comovido e passou a conhecer mais sobre a causa.  

O I Encontro Municipal sobre Autismo, que teve como tema “Conhecer para Incluir”, foi uma inciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), da Educação (Seduc) e STTP. O evento contou com a presença de secretários municipais, sendo três de forma online, de especialistas no tema e representantes de entidades que atuam coma causa autista na cidade.  

Para Vania Pinheiro, diretora do Instituto Brenda Pinheiro, “o encontro foi uma oportunidade para levar mais conhecimento a população que é carente de informações sobre o tema, especialmente na questão terapêutica”, destacou. Roberta Figueiredo, psicopedagoga e diretora da Associação de Pais de Autistas, lembrou “das dificuldades que muitas mães de autistas, assim como ela já vivenciou, enfrentam ao procurar atendimento médico por causa dos altos custos, por isso é importante levantar essa bandeira”. afirmou. 

De acordo com o Secretário de Saúde, Filipe Reul, “esse é o primeiro de muitos outros Encontros que deverão acontecer e quem sabe, reunindo um público muito maior para discutir o tema. A ideia é tornar Campina uma cidade cada vez mais inclusiva”Entre os palestrantes estiveram o médico neurologista Ednaldo Marques, que tratou sobre Conceitos do Autismo; o advogado Gustavo Mendoza, que atua na Defesa dos Direitos da Pessoa Autista; e a fonoaudióloga Paula Campos, que falou sobre Intervenção e Tratamento. 

O evento com duração de 2h30, foi transmitido pelo Youtube oficial da Prefeitura Municipal (/pmcgoficial) e TV Maior (Canal 11), numa alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado na última sexta-feira, 02 de abril. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias