Rede Primeiro Minuto
Sábado, 08 de Maio de 2021 17:16
83 98170-6053
Política CAMPINA GRANDE

Bruno confirma visita de Ministro da Saúde e anuncia reivindicações para o município

Segundo ele, o ministro vai visitar o Hospital Municipal Pedro I e a Maternidade Municipal (ISEA), que atende Campina Grande e mais 180 municípios da Paraíba.

16/04/2021 18h32 Atualizada há 3 semanas
Por: Da Redação Fonte: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

O prefeito Bruno Cunha Lima garantiu na manhã desta sexta-feira, 16, durante entrevista à Rádio Correio FM, que uma das suas maiores metas administrativas é realizar uma verdadeira revolução na atenção básica de saúde de Campina Grande. Para tanto, pedirá o apoio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, objetivando a concretização de diversas obras e ações. Bruno confirmou que a primeira visita oficial do ministro ao município acontecerá neste sábado, oportunidade para a apresentação de pleitos em favor da cidade. 

Segundo ele, o ministro vai visitar o Hospital Municipal Pedro I e a Maternidade Municipal (ISEA), que atende Campina Grande e mais 180 municípios da Paraíba. Outros equipamentos do setor de saúde também serão visitados por Marcelo Queiroga, que tem sempre manifestado simpatia quanto ao atendimento dos pleitos encaminhados pelo prefeito campinense. Nesta semana, por exemplo, atendendo a um pedido do prefeito Bruno Cunha Lima, a cidade recebeu mais dez respiradores destinados ao tratamento das vítimas do novo coronavírus. 

Bruno vai pedir, entre outros pontos, o apoio do ministro para o projeto de “divisão” da maternidade municipal, que poderá funcionar com os setores distintos de alta e de baixa complexidade. 

Com isso, o atual prédio, que está completando 70 anos de existência, será destinado ao atendimento de casos considerados como sendo de alta complexidade, enquanto outro equipamento servirá para os atendimentos menos complexos. 

Também vai solicitar a implantação de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Campina Grande para atender a população local e de outros municípios paraibanos. Ainda pedirá a implantação de uma UTI e Ambulatório específico para idosos.

Conquistas na saúde

Por outro lado, Bruno avaliou que, em sua gestão, as melhorias na saúde pública já estão começando a se concretizar graças a adoção de uma política de rigoroso planejamento, fazendo com que a cidade não tenha sido, até o momento, prejudicada com o colapso nos serviços em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Neste contexto, o prefeito lembrou, entre outras iniciativas, que houve a convocação de profissionais aprovados em recente concurso público na área da saúde. A meta, segundo ele, é não faltar médicos, remédios ou outros insumos nos postos de saúde. “Por isso, teremos uma revolução na atenção básica de saúde, com equipes completas. Isto é fundamental, pois cerca de 80% são resolvidas na base, sem ser preciso encher a rede hospitalar”, explicou.  


Destacou, ainda, como outras conquistas: ampliação de leitos hospitalares, realização de mais de 800 endoscopias, milhares de exames de raio x, além de mais de 250 cirurgias eletivas e de pequeno porte, com também os investimentos no Hospital Municipal Pedro I, que conta com 150 leitos, dois quais 60 são de UTI. 

O prefeito campinense informou, ainda que a primeira etapa (estrutural) do futuro Hospital Municipal da Criança e do Adolescente foi concluída. Serão feitas novas licitações para as futuras etapas. Vão ser executados os servidos referentes à parte interna e a compra de equipamentos. A equipe de engenharia está fazendo os levantamentos para a execução das obras.

Vacinação

Por fim, Bruno informou que a vacinação contra a Covid-19 será retomada na tarde desta sexta-feira, sendo aplicada a segunda dose da Coronavac, não precisando o usuário efetivar a antecipada marcação de atendimento. A vacina será aplicada no Parque da Liberdade e na área do INSS da Avenida Dinamérica, em horário a ser divulgado.

Obras de pavimentação

Ainda durante a entrevista, o prefeito informou que nesses primeiros meses de governo tem procedido a pavimentação de ruas em asfalto e em paralelepípedos, além de vistoriar diariamente outras obras e intervenções urbanas. 

“Estou visitando as comunidades para levantar demandas e acompanhar as ações em execução na cidade. Estou com o pé na rua, a exemplo do que fiz na Ramadinha II, que muito sofreu em decorrências das chuvas que caíram nos últimos dias”, garantiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias