Rede Primeiro Minuto
Sábado, 08 de Maio de 2021 17:03
83 98170-6053
Paraíba EDUCAÇÃO

Escola da rede municipal de Campina Grande dobra número de aprovados para o Instituto Federal da Paraíba

Mesmo durante a pandemia unidade da zona rural passou de seis para 12 aprovados. Ao todo foram 27 selecionados nas escolas municipais.

26/04/2021 17h34 Atualizada há 2 semanas
Por: Da Redação
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

Estudantes que concluíram o Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de Campina Grande vão ingressar, neste ano, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Em toda a rede foram 27 estudantes selecionados, sendo que na Escola Municipal Professora Laura Menezes de Amorim, no distrito de Galante, o número de alunos aprovados dobrou, passando de seis para doze.   

Mesmo em meio à pandemia da covid-19, os 27 estudantes obtiveram êxito e vão iniciar o ensino técnico integrado do IFPB (integral) nos cursos de Informática, Química, Edificações, Petróleo e Gás e Mineração.  

Na Escola Municipal Laura Menezes, o incentivo começa com a ajuda dos professores, antes mesmo de os alunos chegarem ao 9º ano. De acordo com a gestora da escola, Elizabeth Andrade de Medeiros, foi surpreendente conseguir dobrar o número de aprovações em um ano de ensino atípico.     

“É um orgulho ver esses alunos aprovados em pleno ano de pandemia. Precisamos aprender a nos reinventar, nos conectar com o mundo virtual. Foi preciso planejamento dobrado para uma nova realidade remota. Mas posso dizer que o apoio, o incentivo e o esforço foram válidos. No ano anterior tivemos 6 alunos aprovados e, neste ano, tivemos 12 alunos. Nós dobramos o número de aprovações. Os professores são os maiores incentivadores e fazem um trabalho muito bonito”, afirma Elizabeth.

Entre os professores que incentivam alunos a se prepararem para as provas está Érik de Brito, que ensina as disciplinas de História e Geografia. Ele conta que há dois anos, quando a escola começou a funcionar, a meta era aprovar três alunos por ano.

“Há quatro anos eu participei desse processo pela primeira vez, com a minha filha, e falei com a gestora Elizabeth sobre esse sonho de estimular nossos estudantes a fazerem o processo. Já comecei sonhando alto, com a aprovação de três alunos por ano. Pensei que, se conseguíssemos, seriam 30 alunos em 10 anos. No primeiro ano foram quatro aprovados. No ano passado foram seis e, neste ano, foram 12”, ressalta.

Ele explica que, com as aprovações repercutindo na comunidade escolar, os alunos que estão iniciando o Fundamental II decidem se preparar para as provas ainda no 6º ano.     

“Eu vejo isso como uma saída para que esses estudantes mantenham o foco na Educação. Acompanho eles desde a inscrição até à escolha do curso e matrícula. Alguns têm dificuldade de acesso à internet. Então eu auxilio para que eles não percam os prazos. Eles ficam muito felizes. E é emocionante, para nós professores, vê-los já sonhando com os próximos passos”, explica.

Número de aprovação por escolas

Escola Municipal Lions Prata - 1

Escola Municipal João Pereira de Assis - 2

Escola Municipal Rotary Dr. Francisco Brasileiro - 1

Escola Municipal Padre Antonino - 4

Escola Municipal Advogado Otávio Amorim - 4

Escola Municipal Tiradentes - 3

Escola Municipal Professora Laura Menezes - 12    

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias