Rede Primeiro Minuto
Sábado, 08 de Maio de 2021 17:23
83 98170-6053
Paraíba CULTURA

Com participações locais e nacionais, seminário marca a história da dança em Campina Grande

O evento contou com a participação de nomes de relevância nacional e internacional no segmento da dança.

30/04/2021 19h07 Atualizada há 7 dias
Por: Da Redação
Foto: Codecom/CG
Foto: Codecom/CG

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na quinta-feira (29), às 19h, o Seminário Midiático da Dança: O Verso e o Reverso do Corpo. O evento que aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Dança de forma híbrida, contou com a participação de nomes de relevância nacional e internacional no segmento da dança. 

No palco do Teatro Municipal Severino Cabral, estiveram Romero Mota diretor cênico, professor de ballet clássico e contemporâneo, Luciana Nóbrega coreógrafa e pioneira no ensino de dança do ventre em Campina Grande, Euclides Alves dançarino e fundador da primeira escola de dança de salão em Campina Grande, Luciene Rodrigues técnica e árbitra da modalidade de dança esportiva em cadeira de rodas e Gerson Brito professor e fundador do grupo de cultura nativa Tropeiros da Borborema. 
 
De forma remota o evento contou com a participação de Wald Oliveira, pesquisador e coreógrafo de ballet clássico, dança contemporânea e jazz; Victor Marley, professor, coreógrafo e primeiro aluno surdo de Dança da UFPE; Charles Linhares professor e bailarino de ballet clássico e jazz; Aluísio Gustavo bailarino, coreógrafo e pesquisador de danças urbanas e Fábio Oliveira diretor do grupo Trilhas Amazonas.
 
Marcelo Chocolate bailarino e professor de dança de salão, Roberto Gomes dançarino e coreógrafo do grupo de tradições populares Acauã da Serra, Roberta Soares professora de dança do ventre e dança de salão e Patrick Carvalho coreógrafo de comissão de frente de várias escolas de samba do carnaval carioca, fizeram uma participação através de vídeos. 
 
Cas Silva, professor e bailarino, realizou uma performance de hip hop, já Laíssa Guerreira apresentou um solo que emocionou todos os presentes. Os professores e coreógrafos Careca e Cabeluda presentearam os espectadores com uma apresentação de forró e Roberta Soares ficou responsável por encantar a todos com um solo de dança do ventre. A live contou ainda com a apresentação de Germana Costa, Andreza Rodrigues, Dani Grossel e o grupo Tropeiros da Borborema. Finalizando as apresentações artísticas, os bailarinos Jéssica Oliveira, Marley Lucena e Natalia Rodrigues apresentaram uma coreografia de ballet clássico. 
 
A secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, que também é bailarina de formação, comemorou o sucesso do evento que enalteceu a dança em todas as suas linguagens e criações.  
 
“Este Seminário foi muito mais que um acontecimento celebrativo, foi um encontro de vidas que habitam na arte. Nós podemos perceber a dança num contexto inclusivo, que não tem barreiras, e sim fronteiras, com a união de ideais, desejos e sentimentos. Nós trouxemos o balé clássico, a dança folclórica, popular, dança étnica, urbanas e dança do ventre. O resultado só poderia ser esse, o inimaginável dentro da paixão pela dança”, ressaltou. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias