Horário de verão começa neste domingo e altera parte de serviços


Em 03/11/2018

 



A partir da 0h deste domingo (4), as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão entrar em horário de verão e adiantar os relógios em uma hora. Com isso, mesmo sem modificar os horários, os moradores dos estados do Norte e Nordeste precisam ajustar rotinas com bancos e viagens interestaduais. Veja abaixo como se preparar e a orientação para agências bancárias, voos e Enem.

 

O horário de verão vai vigorar do dia 4 de novembro a 16 de fevereiro de 2019. O objetivo da medida, adotada no Brasil desde 1931, é proporcionar economia de energia para o país, com menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

 

No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem, mas não adiou. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

 

Enem

 

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informa que os estudantes que realizarão as provas do Enem deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”. O MEC diz ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

 

Voos

 

Os bilhetes emitidos para depois da 0h deste domingo já estão de acordo com o horário de verão. O passageiro deve sempre seguir o horário do local de onde está partindo. A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas responsáveis.

 

Bancos

 

Na Paraíba, as agências passam a abrir uma hora mais cedo, começando o atendimento às 9h e encerrando às 15h.

 

FONTE: PORTAL CORREIO


Rede Primeiro Minuto
©2016 - Todos os direitos reservados