Libertadores e Sul-Americana: Conmebol proíbe troca de camisas, beijo na bola e cuspe no gramado


Em 14/05/2020

 



Foto: Google / ReproduçãoA Conmebol anunciou na noite desta quarta-feira, após reunião por videoconferência, mudanças no regulamento da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, torneios interrompidos por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

Em comunicado assinado por Frederico Nantes, diretor de competições de clubes, a Conmebol lista uma série de regras adaptadas para diminuir o risco de contágio dos atletas, em caso de retorno da competição.

 

Os pontos mais importantes são:

 

  • Proibido cuspir e assoar o nariz antes, durante e depois na área de competição (gramado e banco de reservas)

  • Proibido beijar a bola

  • Obrigatória a realização de exames de controle de temperatura

  • Garrafas individuais de bebidas para cada jogador (água e isotônicos)

  • Proibido trocar camisas ou qualquer outra parte do uniforme com rivais e qualquer outra pessoa

  • Uso obrigatório de máscaras para quem estiver no banco de reservas

  • Proibida a troca de flâmulas e objetos entre os dois capitães

  • Uso obrigatório de máscara ou protetor facial na hora das entrevistas

 

Além disso, a Conmebol se compromete a criar um registro médico de cada atleta participante na Libertadores e na Sul-Americana. De acordo com o comunicado, todos serão submetidos a testes da Covid-19. Quem se negar a fazer o exame não poderá atuar nos torneios.

 

Também ficou decidido que um número maior de trocas na lista de inscritos. Anteriormente, na Libertadores cada clube podia fazer até nove alterações na relação de atletas: cinco nas oitavas de final, duas nas quartas e outras duas na semifinal.

 

A partir de agora, a Conmebol liberará 16 substituições na lista: cinco na fase de grupos, cinco nas oitavas de final, três nas quartas e outras três na semi. Para a decisão em jogo único, segue a regra anterior de nenhuma inscrição permitida.

 

O número também aumentou na Sul-Americana, de nove para 14 mudanças, entre segunda fase (cinco), oitavas (três), quartas (três) e semifinal (três).

 

Os dois torneios foram paralisados em meados de março, por conta do isolamento social feito nos países, e não têm data certa para retornarem. Segundo o jornal argentino "Olé", o plano da Conmebol é reiniciar a competição em setembro.

 

FONTE: ESPN



Rede Primeiro Minuto
©2019 - Todos os direitos reservados